Patrícia Sampaio está lesionada e pára até ao terceiro trimestre do ano (foto IFJ)
Patrícia Sampaio está lesionada e pára até ao terceiro trimestre do ano (foto IFJ)

Patrícia Sampaio sofre lesão grave e falha Europeu

Medalhada de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 contraiu rotura no ligamento lateral interno do joelho esquerdo e enfrenta vários meses de recuperação

A judoca Patrícia Sampaio vai falhar o Europeu após sofrer uma lesão ligamentar grave, anunciou o seu clube, a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.

O incidente ocorreu durante o Olympic Training Camp de Paris, que sucedeu à participação da atleta no Grand Slam de Paris, no início de fevereiro. Exames médicos detalhados confirmaram uma rotura no ligamento lateral interno do joelho esquerdo da judoca que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 na categoria de –78 kg.

Na mesma nota de imprensa, o clube de Tomar informa que «devido à gravidade da lesão e à exigência física do judo de alto rendimento, a equipa médica e técnica decidiu priorizar uma recuperação conservadora e rigorosa».

Este período de reabilitação implicará «a ausência de Patrícia Sampaio nos próximos compromissos internacionais, com destaque para o Campeonato da Europa», que decorrerá entre 16 e 19 de abril, em Tiblissi, na Geórgia.

Apesar da paragem forçada, ainda segundo o comunicado do Gualdim Pais, o prognóstico da recuperação é encorajador. «Apesar da paragem, as perspetivas são otimistas. Estima-se que a atleta esteja em condições de regressar à competição ativa durante o terceiro trimestre do ano, focada na preparação para os grandes desafios que se seguem no calendário internacional».