Palmeiras oficializa renovação de Abel Ferreira
O Palmeiras anunciou esta quarta-feira, oficialmente, a renovação de contrato com Abel Ferreira até dezembro de 2027. O treinador português terminava a ligação ao clube brasileiro no final deste mês, mas já era público o acordo para o prolongamento do vínculo.
O anúncio chegou pelas redes sociais, com o clube paulista a anunciar: «O próximo capítulo já começou!». O Palmeiras lembra ainda que Abel é «o treinador mais vitorioso» da história do clube, com 10 troféus conquistados: ganhou duas vezes o Brasileirão (2022 e 2023), duas vezes a Libertadores (2020 e 2021), uma vez a Recopa sul-americana (2022), uma vez a Copa do Brasil (2020), uma vez a Supertaça brasileira (2023) e três vezes o campeonato paulista (2022, 2023 e 2024).
Em 2025, porém, o Palmeiras não ganhou qualquer título (perdeu a final da Libertadores para o Flamengo e no Brasileirão foi vice-campeão, também atrás do gigante carioca), e no ano anterior apenas conquistou o Paulistão, motivos pelos quais Abel apreciou a insistência da presidente Leila Pereira na continuidade.
«Após a derrota para o Corinthians pela Copa do Brasil, a líder do projeto reiterou a confiança no trabalho e isso é difícil de encontrar no futebol de hoje. Foi um dos momentos mais difíceis da temporada e isso me marcou muito. Preferi não assinar na época, mas dei a minha palavra de que seguiríamos juntos», assumiu, em declarações ao site oficial do Palmeiras.
A nossa história continua! 💚🇵🇹 pic.twitter.com/eJCXwr73xd
— SE Palmeiras (@Palmeiras) December 10, 2025
«Ao longo destes cinco anos aqui, fui-me identificando com os valores e com os princípios do clube. Para mim, o Palmeiras é um estilo de vida e é uma forma de viver e estar. Sou um treinador de projetos e de relações e foi uma decisão que tomei também em família. Conversamos muito ao longo do ano e a presidente Leila sempre manifestou interesse na continuidade, na estabilidade e na consistência do projeto», assinalou ainda Abel Ferreira, que chegou ao Palmeiras a 4 de novembro de 2020, proveniente do PAOK.
«Uma equipa como o Palmeiras só se alimenta de títulos e aqui dentro sabemos o que queremos, sabemos onde estamos, onde queremos ir e com quem queremos ir. Quem faz o Palmeiras são as pessoas, e fazemos tudo pela alma do clube, que são os torcedores. Estou onde querem que eu esteja, estou onde quero estar, estou onde me valorizam e quero ganhar sempre. Tenho certeza de que as lições de 2025 vão nos ajudar muito a ganhar em 2026», garantiu ainda o treinador português.
«É um sentimento de orgulho, gratidão e responsabilidade. Gratidão porque o Palmeiras me ajudou muito a crescer como treinador. Um clube gigante como o Palmeiras, que luta por títulos, deu a oportunidade a um jovem treinador, apostou em mim, e hoje tenho um outro prestígio internacional. Não posso deixar de dizer também da paixão dos nossos torcedores, do carinho que recebo em cada região do país, oferecendo-me doces típicos, terços e um monte de coisas para agradecer o meu trabalho. Eu faço o melhor que posso para retribuir a tudo isso, para o palmeirense sempre se sentir realizado. Em cinco anos, já tivemos derrotas dolorosas e noites mágicas. A vida é isso. O importante é que compartilhamos todas essas emoções juntos.»
Já Leila Pereira garantiu que não hesitou em querer ficar com o técnico luso: «O Abel não é somente o técnico mais vitorioso da história do Palmeiras. É também um profissional competente e dedicado, em quem tenho plena confiança. Não há ninguém mais preparado do que o Abel para desenvolver e concluir com sucesso o trabalho de reformulação do elenco que iniciamos neste ano. Tenho certeza de que a continuidade desta parceria, que já nos rendeu dez títulos, será extremamente importante para o presente e para o futuro.»
O clube anunciou ainda que o novo contrato não contempla cláusula de rescisão e que os valores de salário e prémios são iguais ao do vínculo anterior.