Equipa de Ruben Amorim, Bruno Fernandes e Diogo Dalot empatou com a Real Sociedad. #DAZNEuropa

Os únicos dois jogadores que Rooney manteria no plantel do Man. United 

Antigo jogador, que mantém os filhos na Academia dos 'red devils', arrasa atitude derrotista e pede saída de «10 a 15 jogadores»

Vai ser preciso começar do zero. Ou quase. O antigo jogador do Manchester United, Wayne Rooney, considera que quase todo o plantel tem de ser reformulado, ‘salvando’ apenas dois jogadores. 

O United não ganha a Premier League desde 2013, que coincidiu com a saída de Alex Ferguson de Old Trafford, e está a viver mais uma época dececionante, ocupando o 14.º lugar. Ruben Amorim substituiu Ten Hag, mas os problemas continuam – ganhou apenas cinco jogos no campeonato desde novembro –, e a raiz parece estar no plantel, de acordo com o antigo avançado. 

Perguntaram a Rooney se consegue esta equipa do United recuperar. «Não, acho que não. Parecem perdidos. Parecem assustados. O Bruno [Fernandes] é o único que continua a produzir, às vezes irrita-nos, mas continua a produzir», disse no videocast Stick it to Football, com Gary Neville, Roy Keane, Jill Scott e Ian Wright.

O português parece a salvo na sua apreciação, mas muitos outros não... «O United precisa de mudanças profundas no plantel, acho que 10 a 15 jogadores têm de sair do clube. Obviamente, eles não podem fazer isso, mas há uma mentalidade em que ninguém está a assumir responsabilidades [no plantel]», disse, nomeando então a drástica mudança que seria necessária: 

«Eu manteria o Bruno e o [Kobbie] Mainoo. Há uma cultura no clube em que parece que é demasiado fácil perder jogos, os jogadores saem e dizem ‘pensemos no próximo', e todas essas tretas.» 

O United precisa de mudanças profundas no plantel, acho que 10 a 15 jogadores têm de sair do clube. Obviamente, eles não podem fazer isso, mas há uma mentalidade em que ninguém está a assumir responsabilidades

O Daily Mail aflorou o assunto na quarta-feira, nomeando vários jogadores que Ruben Amorim pretende riscar:

«Lutem em campo»

«Mostrem carácter e lutem em campo», pediu Rooney. «É mau ver isto, é doloroso. Sou de Liverpool, mas tendo passado tantos anos no United, quero que a equipa se saia bem, tenho os meus filhos na academia, e custa-me vê-los», desabafou ainda. 

Afastado das Taças e muito atrasado na Premier League, o United vai tentar qualificar-se para os quartos de final da UEFA Europa League esta noite, quando defrontar a Real Sociedad em Old Trafford. A eliminatória está em aberto, depois de a equipa de Amorim ter empatado 1-1 na primeira mão, em Espanha.

#DAZNEuropa