Francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) foi o maos rápido no primeiro dia do Rali do Japão
Francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) foi o maos rápido no primeiro dia do Rali do Japão

Ogier lidera Rali do Japão e Rovanpera bate

Francês da Toyota tem 7,9 segundos de vantagem sobre o companheiro de equipa Takamoto Katsuta após o primeiro dia. Rovanpera colidiu com uma barreira e fica mais longe do título

Sébastien Ogier (Toyota Yaris) terminou esta sexta-feira na liderança do Rali do Japão, 13.ª e penúltima ronda do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), num dia marcado pelo infortúnio do seu colega de equipa Kalle Rovanpera, que se atrasou após um toque numa barreira.

O piloto francês completou o segundo dia de prova com o tempo total de 1:11.48,2 horas, deixando o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) na segunda posição, a 7,9 segundos, e o líder do campeonato, o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), em terceiro, a 10,2 segundos.

O dia ficou marcado pelo erro de Rovanpera, que começara na frente depois de vencer a superespecial da véspera. O bicampeão mundial (2022 e 2023) danificou a suspensão traseira esquerda do seu Yaris ao embater numa barreira logo na segunda especial da manhã. A reparação improvisada, com abraçadeiras metálicas, custou-lhe cerca de três minutos, e o finlandês perdeu quase outro tanto na especial seguinte, percorrida em ritmo lento.

«Provavelmente, foi uma nota demasiado otimista», admitiu Rovanpera, que conseguiu continuar em prova, mas caiu para o 17.º lugar, a 5.42,2 minutos de Ogier.

Ogier venceu três das seis especiais do dia, duas delas na parte da tarde, reforçando a candidatura ao nono título mundial, que lhe permitiria igualar o recorde do compatriota Sébastien Loeb.

«Fizemos o que tínhamos a fazer. É sempre divertido lutar pelo campeonato. Caso contrário, não estaríamos aqui», afirmou o francês no final do dia.

Evans, que lidera o campeonato e pode garantir o primeiro título da carreira no domingo, desde que mantenha uma vantagem mínima de 36 pontos sobre Ogier e Rovanperä, encerrou o dia em terceiro.

«O carro ainda não está bem ao meu gosto. O Seb foi muito rápido, mas o rali ainda é longo», comentou o galês.

No sábado serão disputados sete troços cronometrados, num total de 122 quilómetros, antes da derradeira etapa de domingo.