Oficial: Marc Márquez 'ultrapassa' Martín e vai ser piloto principal da Ducati
Marc Márquez vai mesmo correr pela equipa principal da Ducati nas próximas duas épocas, 2025 e 2026.
No final da última época, o espanhol terminou uma parceria de 11 anos com a Honda, para assinar com a Gresini Ducati.
O espanhol vai assim ser o companheiro de equipa de Pecco Bagnaia na equipa de fábrica da equipa italiana, embora terça-feira fosse Jorge Martín o nome apontado.
A ideia original da equipa italiana seria de apostar em Martín e enviar Márquez para a Pramac, outra equipa satélite, mas Márquez fez saber que não queria juntar-se à Pramac, colocando pressão na direção da Ducati, que acabou por decidir prescindir de Martin - que irá para a Aprilia - e optar por Márquez, oito vezes campeão mundial.
🚨 HERE WE GO: it's now OFFICIAL! 🏁
— Ducati Corse (@ducaticorse) June 5, 2024
@marcmarquez93 will join the #DucatiLenovoTeam on a two-year deal alongside @peccobagnaia for the 2025-2026 seasons! 🙌🏻
Benvenuto, Marc! #ForzaDucati pic.twitter.com/s2OOaXpJm8
Gigi Dall'Igna, Diretor Executivo da Ducati Corse, comentou: «Quero agradecer a Enea Bastianini e Jorge Martín por todo o trabalho que fizeram connosco nos últimos anos e desejo-lhes tudo de bom para o futuro. Decidir o novo companheiro de equipa de Bagnaia para a Ducati Lenovo Team não foi fácil porque tínhamos uma lista muito forte de pilotos. No final, a nossa decisão recaiu sobre um talento indiscutível como Marc Márquez.»
Las primeras palabras de Marc Márquez tras anunciarse su fichaje por el equipo oficial de Ducati ⚠️#MotoGP 🏁 pic.twitter.com/3POKCw0Tma
— DAZN España (@DAZN_ES) June 5, 2024
A contratação vai também implicar a saída de Enea Bastianini da equipa.
(atualizado às 12.06 horas)