José Mourinho — Foto Miguel Nunes
José Mourinho — Foto Miguel Nunes

O onze do Benfica para a Taça: campeão do Mundo convocado e médio premiado

Duelo com o Farense é esta quarta-feira. Banjaqui estreia-se nos eleitos e Manu Silva deverá será titular

José Mourinho foi convidado a revelar se Manu Silva seria uma das alterações no onze do Benfica para o duelo desta quarta-feira com o Farense por um lugar nos quartos de final da Taça de Portugal.

Galeria de imagens 11 Fotos

E não escondeu o jogo: «Sim. O Manu joga, o Enzo [Barrenechea] vai sentar-se ao meu lado. São jogadores com um perfil parecido posicionalmente. Jogam nas mesmas zonas. Interpretam muito bem o jogo, seja na fase defensiva, seja na fase ofensiva. Não são dois jogadores muito explosivos, muito rápidos, mas têm leitura de jogo e ocupação de espaço muito boas. São fisicamente fortes e fortes na bola parada. Têm perfil muito parecido. Enquanto não havia Manu, estávamos um bocadinho limitados. Manu a crescer e a começar a aparecer é ótimo para nós, porque voltamos àquela máxima de dois jogadores por posição, que nos dá estabilidade.»

Manu Silva volta a ser titular 10 meses e nove dias depois de se ter lesionado com gravidade no joelho esquerdo. Esta época foi três vezes suplente utilizado.

Samuel Soares, Ivanovic e Rodrigo Rêgo podem também entrar no onze

E está garantida uma surpresa, o lateral-direito campeão do Mundo de sub-17. «Banjaqui. É o único que vai estar convocado além daqueles que vieram de baixo, mas que já jogaram connosco. José Neto e Tiago Freitas foram para o Funchal [equipa B jogou ontem, 1-1]. Quero tê-los comigo, mas também quero que joguem. É importante que joguem muito para o desenvolvimento. Tiveram dois jogos no banco com a primeira equipa, Neto jogou meia dúzia de minutos em cada jogo, o Freitas jogou meia dúzia de minutos com o Nápoles, eles precisam de jogar. E hoje [ontem] na Madeira é um jogo de primeira liga, porque o Marítimo é uma equipa de primeira liga [Liga 2, mas com histórico de Liga e candidato à subida], é um jogo bom para ele jogar 90 minutos. Se não 90, o [Nélson] Veríssimo decidirá, porque tem toda a autonomia para decidir. Mas é importante para o desenvolvimento do Freitas e do Neto fazerem este jogo. E depois abrem porta a que gente que não tenha sido convocada seja convocada. Obrador regressa aos convocados e Banjaqui vai ser convocado pela primeira vez», explicou.