O jogador da Liga que escapou a clube da quarta divisão do Porto: «Fui burro»
Alex Ventura fundou o Ventura SC em 2017 com o intuito de abrir a porta a qualquer atleta portador do desejo de jogar futebol, sem a pressão dos resultados. O empresário admite as restrições da qualidade do plantel, mas frisa que o clube pretende colocar os atletas amadores «em contexto de treino e jogo», para que se possam desenvolver e «dar o salto» para patamares superiores.
O projeto centrado no jogador, tem, ainda assim, contrapartidas para o próprio clube: «Se tivermos direitos de formação, conseguimos ter valores suficiente para investir em infraestruturas, em vez de ter a casa às costas. Já saiu um guarda-redes para a quarta divisão alemão, numa época saíram cinco para a Áustria...»
De entre os casos de maior sucesso que pisaram o Campo da Bataria, casa do Ventura, o expoente máximo… não se estreou pelo clube. Alexsandro Ventura confirmou que Semmeu Commey, atual defesa central do Estrela da Amadora, treinou-se em Matosinhos, em 2022.
O empresário percebeu que o jovem ganês, então com 18 anos, «era uma máquina», mas lamentou que nunca tenha somado minutos oficiais pelo clube. A burocracia traiu Alexsandro: «Commey? Fui burro. Não consegui inscrevê-lo, depois veio o Boavista e encaminhei-o para lá. Mas treinou-se e jogou particulares no Ventura.»
O defesa central ganês representou os juniores axadrezados, antes de rumar, em 2023, ao Trofense, clube pelo qual se afirmou. As boas exibições na Trofa conduziram Commey até ao Estrela da Amadora, em janeiro, pelo qual se estreou na Liga diante do Gil Vicente, a 7 de março.
Alexsandro Ventura não controlou o sorriso ao recordar defesa central ganês:« Quando ele pisou no Ventura, eu falei, vai dar jogador.»
SOS axadrezado
Três anos depois de facilitar a mudança de Semeu Commey para o Boavista, o presidente do Ventura SC voltou a procurar ajudar os axadrezados, a viver uma situação bem mais delicada.
A queda do histórico clube da cidade do Porto da Liga para os escalões distritais no verão, depois de ter falhado os requisitos exigidos para se inscrever nos campeonatos nacionais, precipitou a separação entre a SAD e o Boavista clube. O Boavista FC recomeçou na I Divisão na mesma série que o Ventura e o Panteras Negras Football Club, equipa fundada por adeptos dos axadrezados.
Alexsandro revelou que, na sequência da vertente social do clube, contribuiu para a construção do plantel do Boavista FC: «Por incrível que pareça, eu mandei quatro atletas do Ventura para lá. Mas regressaram porque não puderam ser inscritos. Mandei-os porque sempre montámos o Ventura para podermos ajudar as pessoas.»
O Boavista FC anunciou a desistência da I Divisão da AF Porto a 31 de outubro, após não ter comparecido às cinco primeiras jornadas.