O dado que põe António Silva e Debast no topo do futebol mundial
António Silva e Zeno Debast estão no topo mundial no que diz respeito aos jogadores sub-23 com mais passes verticais nas principais 52 ligas mundiais, de acordo com um estudo divulgado pelo CIES, o Observatório do Futebol.
António Silva, defesa do Benfica, fecha mesmo o pódio: surge na terceira posição, com 11 passes progressivos por jogo, cuja eficácia é de 74.8 por cento.
A lista é liderada com Dean Huijsen, reforço do Real Madrid, com 12.2 passes progressivos por partida e uma percentagem de acerto de 74.4 por cento. Jorne Spileers, do Club Brugge, tem uma média de 11.8, mas uma taxa de acerto maior: 84.1 por cento.
Zeno Debast, futebolista do Sporting, surge na quinta posição do estudo, com 10.9 passes progressivos a cada 90 minutos, e eficácia de 70.6 por cento, a mesma do quarto classificado, Hakon Volden. O jovem do Rosenborg, no entanto, tem uma média de 11 passes progressivos por encontro.
Volden, de resto, é o nome mais jovem presente no top dez, com 18 anos e meio.
O restante top dez é composto por Abubacarr Sedi Kinteh (Tromso IL), Artemijus Tutyskinas (NK Celje), Matte Smets (KRC Genk), Jack McGlynn (Houston Dynamo) e Hayato Tanaka (Kashiwa Reysol).
Esta sexta-feira, refira-se, há dérbi entre Benfica e Sporting, no Estádio da Luz. No entanto, só António Silva poderá ser opção, uma vez que Debast está lesionado: o belga de 22 anos está lesionado e só deve regressar às opções de Rui Borges em 2026, ele que esta temporada já foi utilizado em 13 jogos pelos leões.
António Silva, por sua vez, tem 21 jogos pelas águias.
Artigos Relacionados: