Treinador do Sporting dedicou palavras ao guarda-redes do clube adversário, a Matheus Reis e à seleção sub-17

O apuramento, o VAR e o regresso do 'velho' Morita: tudo o que disse Rui Borges

Treinador do Sporting considerou que a equipa fez uma exibição «madura». Vincou que o apuramento ainda não está garantido e deixou, ainda, elogios a Morita, que diz estar a voltar à melhor forma

É a primeira vez na história que o Sporting vence três jogos em casa na mesma Champions. O que isso significa para si? Impressionou-o a exibição do Sporting? 

Em relação às três vitórias seguidas, fico feliz pelo grupo, porque merecem por tudo o que tem sido capaz de demonstrar, pela ambição que têm, pela qualidade que têm demonstrado ao longo do tempo. Eu só olhei para os 10 pontos, que é o importante.  
Em relação ao adversário, não me surpreendeu. A qualidade é muita. É uma equipa com muita mobilidade, obriga a equipa adversária a fugir de zonas defensivas e a criar muitos espaços. Não entrámos nessa onda, a equipa foi madura. Não conseguimos ser tão pressionantes num bloco alto como gostamos, mas tivemos essa maturidade de perceber que tínhamos de estar mais coesos, mais curtos, num bloco mais médio, esperar também em alguns momentos o erro, não dar muita profundidade. Enaltecer a capacidade e a maturidade da equipa ao longo de todo o jogo.  

Acha que o apuramento já está conseguido?

Não está nada feito. Toda a gente está a dizer que os 10 pontos chegam, mas o que é certo é que o ano passado precisámos de 11. Não quero estar muito a pensar nessa matemática. Vamos ter mais três jogos difíceis, onde vamos querer ser competitivos, onde iremos fazer mais pontos, acredito muito nisso. Não está nada feito. 

É possível o Sporting pensar no apuramento direto para os oitavos? 

Sonhar não custa. Temos é que o demonstrar dentro de campo. Acredito, e o grupo tem dado essa resposta, que vamos ter uma ambição enorme de discutir os jogos. Agora, sabemos das dificuldades que vamos ter perante os adversários que temos pela frente.  Mas isso também leva a que a equipa esteja ainda mais motivada, com mais ambição de procurar coisas diferentes e de ganhar. É isso que nós queremos sempre muito: é ganhar. 

O Sporting é uma equipa mais ligada do que na época passada? O Fresneda é a sua grande construção no Sporting?  

Em termos de ligação, é uma continuidade daquilo que é a imagem desta equipa. Por isso fomos bicampeões, por isso ganhámos a Taça de Portugal. Dita bem o quão estávamos ligados ao longo da época passada. Em relação ao Iván [Fresneda], é mérito dele, do trabalho diário e do acreditar nele.  

Consegue imaginar como é que seria o Sporting e os jogos sem a intervenção do VAR nesta fase da Liga dos Campeões? Qual é que é o jogo mais importante para si, Benfica ou Bayern? 

O VAR mudou o jogo com a verdade. Ainda bem que existe e que assim continue. Trouxe mais uma vez a verdade ao jogo. O jogo mais importante é com o Estrela da Amadora, que é no domingo e é o próximo. 

O que achou da exibição de João Simões? Pote regressa no próximo jogo? 

O Simões fez mais um grande jogo. Saiu exausto. Fez um grande jogo enquanto pôde. Tal como depois o Morita, e até tive essa preocupação no fim do jogo de ser logo dos primeiros jogadores a procurar, porque foi muito importante a sua entrada. Sinto cada vez mais o Morita a crescer em termos físicos, anímicos, a voltar a ser o verdadeiro Morita que todos nós queremos e esperamos. Sobre p Pote, acredito que estará disponível para o jogo do Estrela. 

O que pensou quando viu o vermelho a Hjulmand? Foi uma das melhores exibições desde que chegou ao Sporting desde que chegou? 

Pensei pôr o Morita a aquecer [risos]... e ir ver o lance. Não me pareceu logo no momento vermelho, estranhei a decisão e fui ver. Foi uma grande exibição. Uma exibição madura, acima de tudo. Dentro de uma equipa jovem que temos, foi uma equipa adulta, percebeu bem o contexto em que estávamos hoje e a competição que estávamos a disputar hoje (Champions), muita qualidade daquele lado. Não acho que foi a melhor exibição. Foi uma boa exibição, já tivemos grandes exibições também. Hoje foi mais uma. 

Galeria de imagens 33 Fotos