Ruben Amorim a cumprimentar Nuno Espírito Santo na Premier League
Ruben Amorim a cumprimentar Nuno Espírito Santo na Premier League

Nuno Espírito Santo dá conselho a Ruben Amorim: «Surpreendido e triste»

Treinador do West Ham admitiu que não estava à espera do despedimento do compatriota, numa altura em que também ele está na corda bamba

Ruben Amorim foi despedido na manhã desta segunda-feira do comando técnico do Manchester United e foram muitas as reações a essa decisão do gigante inglês, principalmente em Inglaterra e em Portugal, e Nuno Espírito Santo foi o mais recente a comentá-la.

Em conferência de imprensa, o ex-treinador do FC Porto admitiu que não estava à espera da saída do seu compatriota. «Tal como todos, estou surpreendido, triste. Ele é português. Um treinador jovem, mas é o que é. Estamos cientes de que é assim que a indústria funciona», começou por dizer, aos jornalistas ingleses, dando um conselho ao ex-Sporting.

«Conselho a Amorim? É o que tem de ser feito. Voltar para casa, recarregar as baterias e preparar-se para o próximo desafio. Isto é a vida, altos e baixos», explicou, em antevisão ao duelo do West Ham com o Nottingham Forest, seu antigo clube. Os dois defrontaram-se uma vez, num Forest-Man. United, a 1 de abril de 2025, e terminou com a vitória de NES (1-0), com golo de Elanga, formado em Manchester.

Também NES está em risco de ser despedido dos hammers e, se isso acontecer, seria o primeiro treinador na história da Premier League a ser demitido duas vezes na mesma temporada. A imprensa inglesa aponta este como o jogo «decisivo» contra o seu futuro. O técnico luso ainda comentou as chegadas de dois avançados, Pablo, do Gil Vicente, e Taty Castellanos, da Lazio, numa operação de 50 milhões de euros.

«Dois jogadores em que acredito muito que podem trazer coisas diferentes à equipa. Foram muitos os nomes em cima da mesa e Pablo e Taty foram os que eu pessoalmente considerei que podem criar impacto. Há oportunidades e esta é a primeira janela de transferências que temos e temos de resolver os problemas. Ter jogadores que chegam com a intenção de nos ajudar, de serem corajosos ao se juntarem a nós nesta situação. Eles chegam com um propósito», justificou.