Ninguém pára o Benfica há mais de 1000 dias
Lar doce lar. O Benfica é a melhor equipa do campeonato a jogar em casa e é precisamente em casa, e para a Liga, que enfrenta o próximo desafio, que dá pelo nome de Boavista, atual lanterna vermelha da competição.
Foi no Estádio da Luz, com um empate cheio de golos (3-3), que os encarnados carimbaram o passaporte para os oitavos de final da UEFA Champions League frente ao Mónaco, e é no Estádio da Luz que as águias têm dado mais alegrias aos adeptos, que continuam a ver golo após golo em jogos de Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga.
Em dezembro, A BOLA deu conta da incrível série de jogos em casa a marcar em provas internas por parte dos encarnados e a verdade é que o ciclo continua vivo.
A última vez que o Benfica recebeu uma equipa portuguesa e não marcou foi a 7 de maio de 2022 (!). Há exatamente 1020 dias. Era a penúltima jornada da Liga 2021/22, o adversário chamava-se FC Porto e o resultado foi 0-1. Zaidu celebrou para os dragões, ao minuto 90+4, o golo da consagração do campeonato, com Nélson Veríssimo na liderança técnica dos encarnados, depois de substituir Jorge Jesus.
Para 2022/23, chegaria o treinador alemão Roger Schmidt e a veia goleadora na Luz manteve-se intacta, continuando os encarnados a fazer golos em todas as provas internas em jogos no seu estádio.
O técnico alemão sairia logo no início da temporada em curso, com apenas quatro jogos realizados, entrou Bruno Lage, treinador português, e a série seguiu, intocável, até aos dias de hoje, com números ainda mais gordos, naturalmente.
Ao dia de hoje, o Benfica pode, pois, gabar-se da longevidade do seu recorde: há mais de 1000 dias que nenhuma equipa consegue deixar o palco encarnado sem ir buscar a bola ao fundo da baliza.
Realizaram-se 52 jogos no Estádio da Luz, tendo o Benfica vencido 46 deles, empatado quatro e perdendo dois. Um com o FC Porto, outro com o SC Braga (1-2), já na presente temporada, quando a equipa de Carlos Carvalhal viajou até Lisboa e derrotou as águias, por 2-1.
Foi, aliás, a única derrota caseira de Bruno Lage para o campeonato esta época, tendo o Benfica 11 jogos disputados, 30 pontos averbados (10 triunfos e uma derrota), contra os 29 de FC Porto (9 vitórias e dois empates), e 28 do Sporting (9 vitórias, 1 empate e uma derrota).
O Benfica, e porque é de golos que se trata, leva 153 remates com sucessos em 52 encontros, média de praticamente três golos por partida, o que é igualmente uma demonstração de força dos encarnados na condição de anfitriões.
O Boavista visita, pois, a Luz este sábado (18 horas) e nessa altura terão passado exatamente 1022 dias desde o último jogo em branco das águias, sendo a primeira de três equipas portuguesas que visitarão a Luz consecutivamente.
O calendário, de que Bruno Lage, treinador do Benfica, se queixa muitas vezes, tal o intervalo curto entre jogos, parece desta feita à medida dos desejos do técnico, que poderá conseguir combinar fator casa com o melhor momento da temporada do seu goleador, Pavlidis, para enfrentar as partidas referidas.
Depois do Boavista, segue-se SC Braga, nos quartos de final da Taça de Portugal, a seguir será a vez do Nacional, no palco das águias e em jogo de campeonato. E, muito provavelmente, sem ameaça de nevoeiro, mas de golos.
Artigos Relacionados: