Fernando vaz foi campeão nacional como treinador do Sporting em 1970. FOTO A BOLA
Fernando vaz foi campeão nacional como treinador do Sporting em 1970. FOTO A BOLA

Neste dia em 1986: a morte de mais um Mestre e nova conquista de Rosa

Há 39 anos o futebol português lamentava a morte de Fernando Vaz, enquanto Rosa Mota se sagrava bicampeã europeia da maratona

Tal como Cândido de Oliveira, seu inspirador de sempre, Fernando Vaz foi jogador de futebol, treinador, dirigente e jornalista. A sua história ficou umbilicalmente ligada a A BOLA, pelo que não espantou que a edição de quinta-feira, 28 de agosto de 1986, do então trissemanário tenha dado a devida importância à morte, que ocorrera três dias antes, a 25 de agosto — tal como nesta semana de 2025, uma segunda e uma quinta-feiras.

Enquanto grandes nomes escreviam textos de homenagem, outros andavam por fora, em reportagem, como foi o caso de João Alves da Costa, testemunha do bis de Rosa Mota como campeã europeia da maratona, em Estugarda, repetindo o êxito de Atenas em 1982.

Na ressaca do célebre Mundial do México, António Oliveira aceitava colaborar com a nova equipa técnica e A BOLA adiantava que nenhum dos 22 jogadores presentes em Saltillo seria convocado para a Seleção.