Dwight Stones, então recordista mundial do salto em altura, a treinar-se em Cascais, em 1976
Dwight Stones a treinar-se em Cascais, em 1976 (Foto A BOLA)

Neste dia em 1976: recordista do salto em altura visita Portugal

A primeira página de a A BOLA de 11 de setembro de 1976 deu destaque à reportagem com o norte-americano Dwight Stones, que dominou a especialidade durante anos

Dwight Stones, o norte-americano que foi recordista mundial do salto em altura, a fazer a manchete de A BOLA há 49 anos. Dwight Stones dominou a especialidade durante a década de 1970, mas curiosamente nunca foi campeão olímpico, quedando-se pela medalha de bronze nos Jogos de Munique, em 1972, e de Montreal, em 1976.

Na primeira competição utilizou a velha técnica do rolamento ventral, para no ano seguinte tornar-se no primeiro atleta a bater o recorde mundial usando o rolamento dorsal (Fosbury Flop), que se tornou o padrão. Então a marca foi de 2,30 metros, fasquia que elevou anos mais tarde para 2,34.

Dwight Stones teve o merecido destaque no nosso jornal, que o acompanhou em Cascais. Uma reportagem de Vítor Serpa e Nuno Ferrari.

Refira-se, como curiosidade, que o recorde do mundo pertence ao cubano Javier Sotomayor, com 2,45 metros. Uma marca que perdura já desde 1993.