Nelson Oliveira bate recorde e já deu duas voltas ao Mundo... de bicicleta!
10 Tours (França), 10 Vueltas (Espanha) e quatro Giros (Itália) completados de forma consecutiva e sem falhar um único quilómetro. Este domingo, em Paris, Tadej Pogacar deu mais um passo rumo ao estatuto de melhor ciclista de todos os tempos, mas nem só do camisola amarela se escreveu a história. É que Nelson Oliveira, ao serviço da Movistar, bateu o recorde de Grandes Voltas concluídas de forma consecutiva, 24, superando o recorde que partilhava com o polaco Sylvester Szmyd. Quer isto dizer que, nestas duas dúzias de provas, Nelson Oliveira pedalou mais de 80 mil quilómetros, o equivalente a duas voltas completas ao globo terrestre!
Profissional desde 2010, quando representava a já extinta Xacobeo-Galicia, Nelson Oliveira estreou-se numa Grande Volta em 2011, na Vuelta, ao serviço da RadioShack. Desde então, consolidou o seu papel de gregário, tendo completado duas Grandes Voltas no mesmo ano em oito épocas distintas. A única vitória em etapa aconteceu em 2015, em Tarazona, Espanha.
Após o Tour, o calendário de Nelson Oliveira inclui a Volta à Alemanha, a Cyclassic de Hamburgo, as duas provas WorldTour no Canadá e os Campeonatos do Mundo de Estrada.