NBA: Giannis surpreende ao revelar onde quer terminar a carreira
As mais recentes declarações de Giannis Antetokounmpo estão a surpreender o mundo da NBA. Depois de reafirmar o seu compromisso com os Milwaukee Bucks durante o defeso, o astro grego revelou agora que pretende encerrar a sua carreira profissional no seu país natal, jogando por uma equipa grega.
Em entrevista ao programa The 2night Show, da televisão grega ANT1, o duas vezes MVP da NBA foi direto: «Tenho 30 anos, posso jogar na NBA até aos 36 ou 38. Depois, gostava de terminar a minha carreira numa equipa grega, por que não? Não quero viver nos Estados Unidos. Assim que sair da NBA, quero regressar à Grécia.»
Giannis, natural de Atenas, começou precisamente em solo grego a sua carreira profissional, ao serviço do Filathlitikos, da segunda divisão, antes de ser escolhido pelos Bucks na 15.ª posição do draft de 2013. Desde então, tornou-se um dos jogadores mais dominantes da liga, conquistando dois prémios de MVP (2018 e 2019) e um título de campeão da NBA em 2021, no qual também foi eleito MVP das Finais.
«Posso terminar a minha carreira aqui», acrescentou. «Quer se chame Filathlitikos, Olympiakos, Panathinaikos ou Aris - falo de todas as equipas.»
Atualmente com 30 anos, Giannis está sob contrato com Milwaukee até à época 2026/27, que será a sua 14.ª temporada na NBA, antes de poder tornar-se agente livre.
Três irmãos Antetokounmpo juntos em Milwaukee
Enquanto pensa no futuro, o presente de Giannis tem um sabor familiar. Segundo a ESPN, os Milwaukee Bucks vão assinar um contrato com Alex Antetokounmpo, de 24 anos, o mais novo dos irmãos. Ele juntar-se-á a Giannis e a Thanasis Antetokounmpo, de 33 anos, já membro da equipa. A presença simultânea dos três irmãos fará história na NBA, marcando a primeira vez que três irmãos jogam juntos no mesmo plantel ativo.
Ao longo da carreira, Giannis disputou 859 jogos da época regular (794 como titular), com médias de 23,9 pontos, 9,9 ressaltos e 5 assistências por jogo. Nos play-offs, as suas médias sobem para 27 pontos, 12,2 ressaltos e 5,3 assistências.