NASA vai ao lado oculto da Lua

A NASA vai voltar a mandar astronautas à Lua, mas desta vez a missão inclui orbitar o satélite, o que significa que os levará mais longe do que qualquer tripulação alguma vez viajou.

A NASA está a poucas semanas de enviar astronautas mais longe do que qualquer tripulação alguma vez viajou, com a segunda missão da agência no âmbito da campanha Artemis.

«A Artemis II será um passo histórico e decisivo para o voo espacial tripulado. Esta missão sem precedentes levará seres humanos mais longe da Terra do que nunca e fornecerá os conhecimentos necessários para regressarmos à Lua», afirmou o administrador da NASA, Jared Isaacman.

Os astronautas da Artemis II a bordo da nave Orion são Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da NASA, e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadiana (CSA).

No âmbito da campanha Artemis, a NASA pretende promover a descoberta científica e preparar futuras missões tripuladas a Marte, avaliando todos os sistemas da nave para tempo prolongado no Espaço.

De acordo com o projeto, e já na órbita da Lua, a Orion realizará uma manobra de propulsão conhecida como queima de injeção translunar, durante a qual o módulo de serviço da Orion fornecerá o impulso final necessário para colocar a nave numa viagem de cerca de quatro dias em direção ao espaço profundo, contornando o lado oculto da Lua e descrevendo uma trajetória em forma de oito que se estenderá por mais de 370 149 quilómetros a partir da Terra, antes de regressar à Terra.