Nadal confessa que gostaria de ser presidente de um clube... e até diz qual
Rafael Nadal é um dos melhores tenistas da história, mas nunca escondeu que também gostava de futebol e que é adepto do Real Madrid.
Agora, um ano depois de ter terminado uma carreira recheada de sucessos, Rafa admite que gostaria de ser... presidente dos merengues. Apesar de elogiar Florentino Pérez e de reconhecer que chegar à presidência do clube madrileno seria difícil, Nadal assume que seria um desafio que lhe agradaria.
«Conceptualmente, sim, gostaria. O Real Madrid tem o melhor presidente possível e não precisa de um novo. O futuro é incerto. Seria um desafio belo, motivador e entusiasmante. Mas, antes de mais, teria de estar convencido de que estou preparado para isso», começou por dizer, no programa Universo Valdano, da Movistar+.
«Se gostaria? É possível que sim. Se isso significa que, em algum momento da minha vida, poderei ponderar ser presidente? Não sei. Vejo isso como algo distante e difícil, mas nunca se sabe», acrescentou.
Os conselhos para Lamine Yamal
Numa entrevista em que abordou diversos temas, Nadal deixou ainda conselhos a Lamine Yamal, jovem prodígio do Barcelona e da seleção espanhola de futebol.
«Que se rodeie de pessoas que queiram genuinamente o melhor para ele, e que ele saiba escutar essas pessoas, o que por vezes não é fácil quando se é alguém de enorme sucesso, uma figura que todos querem ver e conhecer», argumentou.
«De alguma forma, é preciso encontrar o caminho de volta à vida real, não viver permanentemente num mundo irreal. Isso é crucial para alguém tão jovem como ele. Tem de rodear-se das pessoas que considera que lhe farão bem, seja a família ou a equipa que criar à sua volta. A realidade de cada um é diferente, e cada pessoa tem a sua própria mentalidade e personalidade», acrescentou.
Para Nadal, é preciso saber gerir o sucesso para conseguir ter longevidade: «Existem muitas formas de alcançar o êxito, mas a maneira como o toleras e convives com ele ao longo dos anos pode fazer de ti uma pessoa equilibrada e feliz, ou o sucesso pode acabar por te tornar infeliz, porque a personagem acaba por devorar a pessoa.»