Na Arábia: Kroos foi assobiado todo o jogo e reagiu com ironia
O alemão Toni Kroos foi um dos mais críticos com a recente migração de jogadores para a Liga da Arábia Saudita, tendo dito no verão que não se imaginava a jogar ali. E se ‘desculpou’ a ida de jogadores em final de carreira, criticou fortemente a transferência de jovens talentos, como foi o caso de Gabri Veiga, de 21 anos, que trocou o Celta de Vigo pelo Al-Ahli. Disse que era «vergonhoso».
«Os jogadores têm de tomar essa decisão por si próprios, como Cristiano Ronaldo, que o fez na fase final da sua carreira. Mas torna-se muito difícil quando jogadores que estão a meio da carreira e têm qualidade suficiente para estar nos melhores clubes da Europa decidem aceitar essas transferências. É aí que isso começa a ser difícil para o desporto que todos amamos», disse o alemão em entrevista à Sports Illustrated.
«A falta de Direitos Humanos é algo que me impediria de fazer essa mudança. Dizem que lá se joga futebol ambicioso, mas tudo gira em torno de dinheiro. Ir para a Arábia é uma decisão por dinheiro e contra o futebol», afirmou ainda numa entrevista que não caiu esquecida aos sauditas.
Como se sabe, a final four da Supertaça de Espanha está a ser jogada naquele país e ontem, durante o incrível Real Madrid - Atlético Madrid da primeira meia-final (5-3 após prolongamento) o alemão foi assobiado durante todo o jogo, sempre que tocava na bola.
Que te abucheen y se rian de tí por resbalarte tiene que ser un orgullo cuando hace meses has dicho en prensa que no irías a Arabia Saudí por falta de derechos humanos y que jugar allí es ir contra el fútbol que todos amamos.
— GRADA B pro (@GradaBpro) January 10, 2024
👏 Toni Kroos.pic.twitter.com/wPqsc37Qsm
Kroos percebeu e reagiu com ironia. «Hoje foi divertido. Público incrível», escreveu o jogador dos merengues, na rede social X com um emoji ‘apaixonado’.
That was fun today! Amazing crowd😍
— Toni Kroos (@ToniKroos) January 10, 2024
Também houve outros momentos de mal estar, como os assobios e apupos durante o minuto de silêncio pela morte de Franz Beckenbauer.
Pretty grim scenes last night as the majority of the crowd in Saudi Arabia refuse to hold a minutes silence for the passing of football icon Franz Beckenbauer.
— Footy Accumulators (@FootyAccums) January 11, 2024
📹 @DSports pic.twitter.com/DbahRUbDm5