Mundial sub-17 retirado ao Peru... após Mundial sub-20 retirado à Indonésia

A FIFA anunciou hoje, em Zurique (Suíça), a retirada da organização do Campeonato do Mundo de sub-17 do corrente ano de 2023 – irá decorrer de 10 de novembro a 2 de dezembro - ao Peru, por alegada falta de condições para erguer os planeados estádios nos quais deveria decorrer o torneio no país da América do Sul.

«Após extensas conversas entre a FIFA e a Federação Peruana de Futebol (FPF), lamentavelmente, a FIFA retirou os direitos ao Peru de organização do Campeonato do Mundo de sub-17», lê-se na nota emitida pela organização que superintende o futebol mundial, liderada pelo ítalo-suíço Gianni Infantino.

Uma impactante decisão, que a FIFA justifica pela «incapacidade [do Peru] para cumprir os compromissos de concluir as infraestruturas necessárias para sediar o torneio». Como é habitual nestes casos, a FIFA refere que «no devido tempo» indicará qual o novo país anfitrião da competição, em substituição dos peruanos.

«Apesar da muito positiva relação de trabalho entre FIFA e Federação Peruana de Futebol, foi agora determinado que não há tempo suficiente para garantir o investimento necessário e concluir o trabalho necessário com o governo peruano antes da data de início do torneio», ajuntou a FIFA, na nota.

É a segunda decisão drástica da FIFA numa semana, após ter anunciado a retirada do Mundial sub-20 também de 2023 à Indonésia, a 29 de março: a Argentina segue na ‘pole position’ para substituir a nação asiática, mas Gianni Infantino ainda não oficializou onde se realizará, agora, também esta competição. Passam a ter dois Campeonatos do Mundo a realizar este ano para escolherem país organizador, e depressa.