Mundial feminino vai ter protetores bucais luminosos obrigatórios
Em contagem decrescente para o Mundial feminino de râguebi, que começa dia 22 em Inglaterra, a World Rugby anunciou que as jogadoras usarão protetores bucais com ligações Bluetooth que se acenderão em caso de impacto violento na cabeça, com potencial para causar uma concussão.
World Rugby a annoncé ce lundi que les joueuses porteront des protège-dents lumineux lors de la Coupe du monde (du 22 août au 27 septembre). L'objectif : déceler les impacts violents à la tête.
— L'Équipe (@lequipe) August 12, 2025
➡️ https://t.co/sV4Zmq0Pck pic.twitter.com/mUVMkjx17M
Apresentado pela primeira vez em 2023, o dispositivo será usado por todas as jogadoras, exceto duas que usam aparelho, e a luz intermitente permitirá que jogadoras e arbitragem detectem impactos violentos na cabeça. O árbitro então terá de interromper a partida e a jogadora deixará o campo para ser vista por um médico, parte do protocolo de concussão.
Mondial 2025 de rugby : les joueuses porteront des protège-dents lumineux pour signaler les chocs violents à la tête
— ici (@ici_officiel) August 12, 2025
➡️ https://t.co/jy9rVwwP8D pic.twitter.com/slYrn8byZs
Embora o protetor bucal tenha recebido algumas críticas, como, por exemplo, de Thomas Ramos, que o considerou muito volumoso, tem ganho cada vez mais espaço na modalidade e usado no também no Torneio das Seis Nações. Os aparelhos são personalizados e feitos com tecnologia 3D.