Rali de Portugal 2025. Foto ACP
Rali de Portugal regressa em maio no próximo ano. Foto ACP

Mundial de Ralis: Portugal mantém-se em maio

O icónico traçado que a Fórmula 1 desenha no Mónaco vai acolher a prova de abertura do Campeonato do Mundo de ralis do próximo anos, que conta com um recorde de 14 etapas, com Portugal a acolher a sexta

O Mundial de Ralis de 2026 vai começar em Monte Carlo, de 22 a 25 de janeiro, com uma superespecial no traçado icónico utilizado no Mundial de Fórmula 1, algo que já não acontecia desde 2008, e termina a 15 de novembro, na Arábia Saudita.

A edição de 2026 do Rali de Portugal será disputada na segunda semana de maio, tal como este ano, de acordo com o calendário do Campeonato do Mundo (WRC) hoje divulgado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA).

A prova portuguesa será a sexta ronda do Mundial de 2026 - este ano foi a quinta -, decorrendo de 7 a 10 de maio.

«Maio traz um clássico dos ralis europeus com o Rali de Portugal, onde milhares de fãs apaixonados alinharão ao longo das especiais para testemunhar o espetáculo de um dos eventos mais históricos do WRC», escreve a FIA.

Para 2026, regista-se o regresso do Rali da Croácia, em asfalto, de 9 a 12 de abril. Em sentido contrário, sai do alinhamento o Rali do Centro Europeu, enquanto o Rali de Itália, na Sardenha, deixa de se realizar em junho, a seguir ao rali português, e passa para 4 de outubro.

O calendário mantém 14 rondas, tal como este ano, um recorde na história do campeonato.

Pelo meio, disputam-se as provas da Suécia, Quénia, Croácia, Espanha (Canárias), que antecedem o Rali de Portugal.

Depois, a caravana mundialista segue para o Japão (antecipado de novembro para o final de maio), Grécia, Estónia, Finlândia, Paraguai, Chile e Itália, antes da prova final.