Muita juventude no treino das águias - Foto: SL Benfica
Muita juventude no treino das águias - Foto: SL Benfica

Saiba quem são os jovens chamados por José Mourinho ao treino do Benfica

Sessão matinal orientada pelo técnico das águias ficou marcada pela presença de vários produtos da formação encarnada que ainda não se estrearam pela equipa principal

O Benfica continuou a preparar a visita ao FC Porto, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, com pontapé de saída agendado para as 20h45 de quarta-feira. José Mourinho promoveu a presença de muita juventude, que ainda não se estreou pela equipa principal.

Arnas Voitinovicius permaneceu integrado no grupo dos guarda-redes para colmatar a ausência do lesionado Samuel Soares. Os defesas centrais Rui Silva e João Fonseca e o médio defensivo Martim Ferreira, com rotinas no setor mais recuado, também marcaram presença para reforçar uma posição desfalcada pelos problemas físicos de António Silva e Joshua Wynder.

O médio-centro Miguel Figueiredo, campeão do mundo sub-17 por Portugal, foi chamado, numa altura em que Enzo Barrenechea continua a recuperar de uma lesão no ombro direito. O avançado Tomás Soares e o extremo Stevan Manuel, que participaram tanto na glória mundial lusa, em novembro, como na conquista do Europeu, em junho, também marcaram presença no treino orientado por José Mourinho.

O ponta de lança Jelani Trevisan, melhor marcador do Benfica B esta época com cinco remates certeiros, foi outra das novidades do segundo dia de treino das águias depois da contundente derrota nas meias-finais da Taça da Liga, diante do SC Braga (1-3).

José Neto, Daniel Banjaqui e Rodrigo Rêgo, que já se estrearam pela equipa principal, também marcaram presença nos trabalhos da equipa principal.

O perfil dos miúdos chamados por Mourinho

Rui Silva (defesa central)

Aos 18 anos, tem alternado entre o centro da defesa dos sub-23 e da equipa B. Foi titular em cinco das primeiras seis jornadas da Liga 2, mas a utilização mais frequente de Joshua Wynder promoveu um regresso à Liga Revelação até ao final do ano civil de 2025. O central natural de Vila Real já foi elogiado por José Mourinho, no rescaldo da vitória caseira diante do Famalicão,a 28 de dezembro: «O Rui Silva, que não jogou na equipa B, mas sim nos sub-23 é outro central com grande potencial.»

João Fonseca (defesa central)

Titular em 14 das 17 jornadas disputadas pelo Benfica B na Liga 2, destaca-se pela aptidão na primeira fase de construção e sentido posicional. O defesa central de 19 anos iniciou o percurso formativo no Águeda, clube que representou durante cinco épocas. Rumou ao Seixal em 2017. Esteve no banco de suplentes na visita da equipa principal águias ao terreno da Juventus, a 29 de janeiro de 2025, ainda com Bruno Lage ao leme.

Martim Ferreira (médio defensivo/defesa central)

Médio defensivo de formação, foi aposta de Nélson Veríssimo no centro da defesa do Benfica B em 7 dos 12 jogos que disputou esta época. Pegou de estaca na Liga 2 a partir da oitava jornada, no início do percurso ascendente das jovens águias na prova. Natural de Santarém, representa os encarnados desde 2013.

Miguel Figueiredo (médio centro)

Um dos rostos da equipa que se sagrou campeã nacional de juvenis em junho, somou minutos nas cinco primeiras jornadas da presente edição da Liga 2. A trajetória ascendente do médio de 17 anos justifica-se pela maturidade de quem já foi capitão das águias nas camadas jovens. Marcou um golo em três jogos disputados ao serviço da seleção portuguesa que conquistou o Campeonato do Mundo sub-17, em junho.

Stevan Manuel (extremo)

Campeão europeu e mundial sub-17 por Portugal, já tinha sido chamado por Mourinho para a preparação ao duelo diante do SC Braga. O sobrinho de Renato Sanches tem acumulado tempo de jogo um escalão acima, nos sub-23, por quem já marcou dois golos em 12 jogos.

Tomás Soares (ponta de lança)

Mais um Campeão do Mundo e da Europa a ser aposta de Mourinho. Filho de Filipe Pastel, antigo jogador de Freamunde, Vizela e Penafiel, ingressou nas águias em 2020 e ganhou estatuto de goleador. O recuo para o setor intermédio na época passada nos sub-19 obrigou a uma ligeira mudança de estilo. Esta época soma três golos na Youth League e quatro em sete jogos ao serviço dos sub-23.

Jelani Trevisan (ponta de lança)

O jogador mais velho deste lote é o melhor marcador do Benfica B na Liga 2 esta época. Pode cair nas alas, mas é no centro do terreno que tem sido continuamente aposta de Nélson Veríssimo. O avançado belga de 20 anos ingressou nas águias em 2021, proveniente do Gent.