Parisienses vão marcar presença na prova organizada pela FIFA
Parisienses vão marcar presença na prova organizada pela FIFA - Foto: IMAGO

Mundial de Clubes 2029: os critérios de qualificação e quem já está apurado

Cinco equipas já têm o bilhete assegurado para a competição organizada pela FIFA, cujo local ainda não foi escolhido

Depois da primeira edição do renovado Mundial de Clubes, que decorreu no verão deste ano, nos Estados Unidos, a FIFA já planeia a organização do próximo torneio, que vai acontecer daqui a quatro anos, em 2029.

Apesar de ainda não haver país (ou países) organizadores, já se sabe que a competição vai ser jogada novamente no verão, depois da época regular dos clubes, e também não deverá ser no Médio Oriente, segundo informações reveladas pelo The Guardian em agosto.

Outro dado que ainda não está definido é o número de equipas participantes. Na última edição, que o Chelsea venceu, 32 clubes jogaram o Mundial de Clubes, mas a FIFA estará sob pressão para aumentar esse número para 48.

Além disso, o organismo está a considerar uma estrutura alternativa para a competição, baseada numa série de eliminatórias na semana anterior ao torneio principal, com os vencedores a avançarem para a prova final.

De qualquer modo, o que se sabe nesta altura é que há cinco emblemas que já têm a presença assegurada na próxima edição do Mundial. Confira quem são na galeria abaixo.

Galeria de imagens 5 Fotos

Como funciona a qualificação

A distribuição de vagas para o torneio de 2029 deve ser, ao que tudo indica, a mesma utilizada no torneio de 2025. A UEFA recebeu o maior número de vagas, com doze, enquanto a CONMEBOL ficou em segundo lugar, com seis. Já a AFC, a CAF e a CONCACAF receberam quatro vagas cada, enquanto a OFC, da Oceânia, e a federação anfitriã receberam uma vaga cada.

Refira-se que em 14 de março de 2023, o Conselho da FIFA aprovou os princípios fundamentais da lista de acesso ao torneio, que são os seguintes: CONMEBOL e UEFA (mais de quatro vagas): acesso para os vencedores da principal competição de clubes da confederação entre 2025 e 2028, com equipas adicionais a serem determinadas por um ranking de clubes do período de quatro anos; AFC, CAF e CONCACAF (quatro vagas cada): acesso para os vencedores da principal competição de clubes da confederação entre 2025 e 2028; OFC (uma vaga): acesso para o clube com a melhor classificação entre os vencedores da principal competição de clubes da confederação entre 2025 e 2028: País anfitrião (uma vaga): a ser determinado numa fase posterior.

Ficou também definido que se um clube vencer duas ou mais vezes a principal competição de clubes da sua confederação nesse período (2025-2028), as equipas adicionais serão determinadas por uma classificação dos clubes ao longo do período de quatro anos. Além disso, será aplicada uma restrição de dois clubes por federação, com exceção dos clubes campeões, caso mais de dois clubes da mesma federação vençam a principal competição de clubes da sua confederação.

O método de cálculo para o ranking de clubes de quatro anos dentro de cada confederação é baseado no desempenho das equipas nos seus respectivos torneios continentais durante as temporadas concluídas entre 2025 e 2028.

De modo simplificado, da Europa vão participar os quatro vencedores da UEFA Champions League entre 2025 e 2028, além das oito equipas com melhor ranking no período de quatro anos, isto se se mantiver o formato da última edição, com 32 clubes.