Moto3: Dettwiler fora de perigo de vida
Envolvido num grave acidente no domingo passado no GP da Malásia em Moto3, o piloto suíço Noah Dettwiler já não se encontra em estado crítico.
«De acordo com os médicos, o estado do Noah está agora estável e já não é crítico», refere um comunicado da família, através da conta X da equipa CIP Green Power.
«Continuará a ser vigiado de perto na unidade de cuidados intensivos», acrescenta-se sobre o piloto de apenas 20 anos.
— CIP Green Power Team (@CIPMOTO) October 29, 2025
Durante a volta de formação da corrida em Sepang, o novo campeão do mundo, o espanhol José Antonio Rueda, colidiu violentamente com Dettwiler, que seguia a uma velocidade reduzida.
Depois de reanimação e avaliação em pista, o boletim clínico de Rueda, fornecido por Ángel Charte, que lidera a equipa médica de intervenção imediata do Mundial, indicava: «Traumatismo cranioencefálico ligeiro, traumatismo torácico e fratura numa mão», revelou. «Será operado no meu hospital (Quirón Dexeus, em Barcelona) e ficará em observação entre 24 a 48 horas.»
Quanto ao diagnóstico de Dettwiler, que demorou mais a chegar, confirmou uma situação mais delicada e complexa. «Traumatismo cranioencefálico severo, traumatismo torácico e traumatismo abdominal severo», explicou o espanhol. «Foi entubado e reanimado na pista, sendo evacuado de helicóptero. Sofreu uma rutura do baço e uma fratura exposta da tíbia e do perónio. Está a ser operado. Não há hematoma cerebral», contou.