Noah Dettwiler
Noah Dettwiler - Foto: IMAGO

Moto3: Dettwiler fora de perigo de vida

Piloto suíço continua nos Cuidados Intensivos, mas já não em estado crítico

Envolvido num grave acidente no domingo passado no GP da Malásia em Moto3, o piloto suíço Noah Dettwiler já não se encontra em estado crítico.

«De acordo com os médicos, o estado do Noah está agora estável e já não é crítico», refere um comunicado da família, através da conta X da equipa CIP Green Power.

«Continuará a ser vigiado de perto na unidade de cuidados intensivos», acrescenta-se sobre o piloto de apenas 20 anos.

Durante a volta de formação da corrida em Sepang, o novo campeão do mundo, o espanhol José Antonio Rueda, colidiu violentamente com Dettwiler, que seguia a uma velocidade reduzida.

Depois de reanimação e avaliação em pista, o boletim clínico de Rueda, fornecido por Ángel Charte, que lidera a equipa médica de intervenção imediata do Mundial, indicava: «Traumatismo cranioencefálico ligeiro, traumatismo torácico e fratura numa mão», revelou. «Será operado no meu hospital (Quirón Dexeus, em Barcelona) e ficará em observação entre 24 a 48 horas.»

Quanto ao diagnóstico de Dettwiler, que demorou mais a chegar, confirmou uma situação mais delicada e complexa. «Traumatismo cranioencefálico severo, traumatismo torácico e traumatismo abdominal severo», explicou o espanhol. «Foi entubado e reanimado na pista, sendo evacuado de helicóptero. Sofreu uma rutura do baço e uma fratura exposta da tíbia e do perónio. Está a ser operado. Não há hematoma cerebral», contou.