Francesco Farioli, treinador do FC Porto - Foto: Rogério Ferreira/KAPTA+
Francesco Farioli, treinador do FC Porto - Foto: Rogério Ferreira/KAPTA+

Mora «em sacrifício», duelo Pablo-Varela e o que não gostou: tudo o que disse Farioli

As palavras do treinador do FC Porto na conferência de Imprensa que se seguiu à vitória sobre o Malmo (2-1)

Francesco Farioli vou «momentos muito bons» no jogo do FC Porto frente ao Malmo, que os dragões venceram por 2-1, mas não gostou «dos primeiros 10 minutos e dos últimos três». Pablo Rosario mereceu fortes elogios, mas não foi o único. Ainda aguarda resposta da federação nigeriana por Zaidu.

Qual a importância desta vitória?

—É importante, embora não tenha melhorado a nossa posição na tabela. Foi importante ganhar pontos em relação a equipas que estão atrás de nos e manter-nos na perseguição às que estão à nossa frente. Estou desapontado pelo golo no último minuto. Pelas oportunidades queríamos e podíamos ter terminado com uma diferença de golos melhor. Pelo menos 3 ou 4, o que podia ter-nos deixado em melhor posição. Não estou muito feliz nesse aspeto. Há aspetos a trabalhar e a melhorar. Não gostei dos primeiros 10 minutos e dos últimos três. Vamos manter a vontade e a intensidade.

Como avalia a exibição de Pablo Rosario? O que é que ele dá de diferente em relação a Alan Varela?

—Não é uma surpresa. Conheço bem o Pablo desde há alguns anos. Olhamos para ele como um soldado, pela dedicação que tem, e até nos esquecemos das qualidades e do entendimento do jogo. Fez um grande jogo, ofensiva e defensivamente, sólido nos duelos, com grande controlo e a dar equilíbrio à equipa. Muito contente por ele. Ele e o Alan estão a jogar bastante. O Pablo pode fazer outas posições, o Alan está a fazer uma grande época, com muita qualidade com bola e defensivamente também. Somos sortudos por ter dois médios com estas caraterísticas. O Pablo dá-nos muito, isso é evidente pelo facto de jogar quase todos os jogos em quatro posições diferentes. A minha confiança nele é clara, mas não podemos esquecer o que o Alan tem feito. É sempre um cenário coletivo. Há qualidades individuais que podem mudar o cenário, mas estou muito feliz com os nossos dois médios-defensivos.

Froholdt falhou três grandes oportunidades. Vai fazer trabalho específico de finalização com ele?

—Não... [risos] Ele teve três grandes oportunidades, de facto. Tem chegado mais à área, o timing de entrada dele tem sido bom. Se começar a marcar em todas as oportunidades que tiver, o valor dele vai subir a pique, e já está a crescer de forma fantástica. Muito feliz com a performance dele, fez grandes combinações em espaços apertados. Estamos a tentar trabalhar isso com ele.

Disse que não gostou da fase inicial do jogo. Acredita que esteve relacionado com excesso de confiança?

—O Malmo não tem jogado nos últimos tempos, a liga sueca já acabou. O jogo anterior tinha sido com o Nottingham. Preparámos seis cenários diferentes para a forma como poderiam pressionar. Os primeiros minutos foram para percebermos como o iam fazer. Gostaríamos de ver a equipa brilhar sempre, é bom haver essa exigência. Podíamos ter feito melhor nos primeiros 10 minutos. Muito jogo interior, bons momentos com a bola, combinação do Rodrigo e do Pablo no primeiro golo, em espaço apertado... No segundo golo também, excelente trabalho. Tivemos grandes momentos.

A federação nigeriana já deu feedback sobre Zaidu? Vão conseguir mantê-lo até dia 18?

—Estamos a tentar ficar com ele mais algum tempo. Se possível, queremos ter luz verde da federação nigeriana. Mas ainda não sabemos.

Galeria de imagens 16 Fotos

Que análise faz à exibição de Rodrigo Mora?

—A contribuição tem sido ótima. Principalmente no último terço, mas hoje também muito na segunda fase de construção. A ação que nos leva ao primeiro golo começa com uma combinação em espaço apertado entre ele [Mora], o Pablo e o Kiwior. Fez a assistência para o Samu e teve outros momentos em que entregou a bola com grande qualidade, duas delas para o Froholdt. E teve atitude defensiva. Não esteve na melhor forma física, porque ontem [quarta-feira] teve um pequeno problema na perna. Pedi-lhe sacrifício para estar com a equipa, para ajudar-nos e deu-nos esta contribuição.