Misterioso desaparecimento de avançado leva Lecce a temer o pior
O extremo zambiano Lameck Banda está incontactável, gerando uma crescente preocupação no Lecce, que admite a possibilidade de o jogador ter sofrido um problema pessoal grave. O clube italiano, os seus agentes e os colegas de equipa não conseguem estabelecer qualquer contacto com o atleta.
A última vez que Banda foi visto foi a 23 de julho, fotografado de costas no aeroporto de Lusaka, na Zâmbia, na companhia da sua esposa, Abi Chato. A imagem sugeria um regresso iminente a Itália para se juntar à equipa, mas desde então o jogador desapareceu sem deixar rasto. A única certeza é que continua no seu país natal, onde se casou em junho.
O diretor desportivo do Lecce, Stefano Trinchera, expressou a sua angústia ao Corriere del Mezzogiorno. «Há duas semanas que não temos notícias de Banda, tal como os seus agentes. Começamos todos a ficar preocupados que possa ter acontecido algo que não tenha a ver com futebol», afirmou, afastando a ideia de uma estratégia negocial. «Começo a pensar que por trás disto não há uma tática para obter algo do Lecce, mas sim algum problema pessoal. Infelizmente, começámos a pensar nessa direção, porque o que está a acontecer é muito anómalo», acrescentou.
Também o presidente do clube, Saverio Sticchi Damiani, manifestou a sua perplexidade com a situação. «Nunca me aconteceu uma situação destas em 11 anos. O jogador fez perder o seu rasto. Não sei qual o objetivo desta atitude e espero que não existam problemas mais graves para ele dos quais não tenhamos conhecimento», declarou.
Inicialmente, especulou-se que o desaparecimento estaria ligado ao mercado de transferências. Há cerca de um mês, o Al Fateh, da Arábia Saudita, mostrou interesse no extremo, mas atualmente o clube saudita já não parece interessado e o Lecce não tem qualquer proposta pelo jogador. Recorde-se que o clube italiano ativou unilateralmente uma opção para prolongar o contrato de Banda até 30 de junho de 2027, evitando que saísse a custo zero.
O caso começou a 12 de julho, quando o internacional zambiano não se apresentou no início dos trabalhos da equipa. A justificação inicial foram problemas burocráticos com o passaporte, mas a publicação de um vídeo no Instagram, entretanto apagado, onde jogava futebol com amigos, levantou suspeitas. Após dias sem contacto, o Lecce ameaçou com um processo disciplinar, pouco antes da sua fugaz aparição no aeroporto.
Curiosamente, enquanto o jogador permanece incontactável, a sua esposa continua ativa nas redes sociais, embora sem nunca o mencionar. Recentemente, deixou de o seguir no Instagram, adensando ainda mais o mistério em torno do melhor marcador da equipa na época passada, com cinco golos.