Miguel Vieira de ouro e Djibrilo Iafa de bronze nos Campeonatos Paralímpicos Europeus

Portugal já colecionou uma medalha de ouro e outra de bronze, por intermédio dos judocas Miguel Vieira e Djibrilo Iafa, nos Campeonatos Paralímpicos Europeus, que decorrem em Roterdão, nos Países Baixos, e na qual participam 26 atletas nacionais em seis modalidades: atletismo, badminton, boccia, ciclismo, judo e ténis em cadeira de rodas.

Miguel Vieira, que tem deficiência visual e compete na categoria de -60 kg (J1), impôs-se ao azeri Ismayil Muradov, ao francês Armindo Araújo e ao ucraniano Mykola Rudnyk, sempre pela vantagem máxima (ippon).

«É a minha primeira medalha de ouro em Campeonatos Europeus, é uma grande alegria para mim. Alterei o meu judo, porque muitos dos atletas conhecem as minhas técnicas, com muita cautela fiz a gestão e, combate a combate, fui conseguindo vencê-los. Estou muito feliz com esta conquista», declarou o campeão Vieira através do Comité Paralímpico de Portugal (CPP).

Djibrilo Iafa conquistou a medalha de bronze na categoria -73 kg (J1), destinada a atletas com deficiência visual. Derrotado pelo alemão Lennart Sass, o judoca português foi repescado, vencendo de seguida o georgiano Mishiko Shiobrishvili pela vantagem máxima.

No combate pelo bronze, Iafa levou a melhor sobre o britânico Connah Anders. «A sensação é de alegria (..). Vim cá com o objetivo de lutar pelas medalhas. Queria mais, não foi possível, mas quando soube que havia a possibilidade de conquistar a de bronze sabia que tinha que dar tudo e acabou por correr bem. Estou muito agradecido», exultou Djibrilo Iafa.

Nuno Rocha e Rúben Gonçalves foram eliminados nos oitavos de final, na categoria -73kg (J2).