Mercado: Benfica e Real Madrid já trocam papéis por Carreras
Benfica e Real Madrid já estão a trocar documentação com vista à concretização da transferência de Álvaro Carreras, do Estádio da Luz para o Santiago Bernabéu. A informação foi adiantada por Fabrizio Romano, especialista em mercado, e confirmada por A BOLA.
Consumado este acordo, fechado por 50 milhões de euros, o lateral esquerdo já nem se vai presentar no regresso do Benfica aos trabalhos, a 14 de julho, porque até lá a sua mudança para o Real Madrid será uma realidade, salvo qualquer imprevisto de última hora.
Tal como A BOLA já noticiara, o negócio que fez Rafael Obrador rumar do Real Madrid para o Benfica era mais um sinal de que Carreras faria o percurso inverso. O acordo estava alinhavado há muito, de resto, embora com algumas arestas por limar. Em todo o caso, os dois clubes tinham assumido o compromisso de adiar a concretização do negócio para data posterior ao Mundial de Clubes.
O Benfica foi eliminado nos oitavos de final, a 29 de junho, pelo Chelsea, e o Real Madrid saiu de cena esta quarta-feira, goleado pelo Paris Saint-Germain de Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos (que marcou), nas meias-finais. Encerrada a participação na prova, disputada nos Estados Unidos, o emblema liderado por Florentino Pérez formalizou a proposta, de 50 milhões de euros, o valor da cláusula de rescisão, sendo que a SAD liderada por Rui Costa aceitou o pagamento parcelado. O Benfica garantiu o valor do qual abdicava, e ainda conseguiu outra condição que tinha imposto na negociação: não pagar a comissão de 10 por cento ao empresário do jogador, Ginés Carvajal.
Mas para concretizar este negócio era preciso ainda um passo adicional, que envolvia o Manchester United. Ao venderem o lateral esquerdo ao Benfica, por seis milhões de euros, os red devils salvaguardaram uma opção de recompra de 18 milhões de euros. Perante a proposta formal agora apresentada pelo Real Madrid, o Benfica teve de notificar o emblema inglês. O nosso jornal apurou, contudo, que o Manchester United já respondeu, informando que não pretende acionar essa opção de recompra que estava estabelecida. Posto isto, Benfica e Real Madrid já trocam documentação para fechar a transferência.
De recordar que o Benfica comprou Álvaro Carreras por seis milhões de euros, e agora vende por 50 milhões de euros. Uma mais-valia de 44 milhões de euros, sendo que o Manchester United tem direito a ser receber 20 por cento dessa quantia, o que corresponde a 8,8 milhões de euros. Quer isto dizer que o lucro do Benfica com Carreras aponta para os 35,2 milhões de euros.
Aos 22 anos, e após 68 jogos de águia ao peito - nos quais somou cinco golos e outras tantas assistências - Carreras prepara-se para voltar ao Real Madrid, clube que já tinha representado na formação.
Vídeo sugerido: