Floyd Mayweather Jr retirou-se em 2017. IMAGO
Floyd Mayweather Jr retirou-se em 2017. IMAGO

Mayweather pede indemnização de mais de 280 milhões de euros

O pugilista de 48 anos afirma que lhe são devidos, pelo menos, 285 milhões de euros, apontando para uma complexa teia de contas ocultas e transações não autorizadas

Floyd Mayweather Jr., apesar de ter sido um dos atletas mais bem pagos do mundo, avançou com um processo judicial multimilionário contra a Showtime, alegando ter sido defraudado em centenas de milhões de dólares.

O processo, que deu entrada na terça-feira e ao qual a ESPN teve acesso, visa «recuperar centenas de milhões de dólares em fundos desviados e danos resultantes de um esquema elaborado e de longa duração de fraude financeira, quebra de dever fiduciário e conspiração orquestrada pelo antigo agente e conselheiro de Floyd J. Mayweather, Al Haymon, com a participação e ajuda consciente e substancial dos réus Showtime Networks Inc. e Stephen Espinoza, entre outros».

O pugilista de 48 anos afirma que lhe são devidos «pelo menos» 340 milhões de dólares, cerca de 285 milhões de euros, apontando para uma «complexa teia de contas ocultas, transações não autorizadas e ocultação deliberada de registos financeiros» como prova da fraude.

Curiosamente, Al Haymon não é nomeado como réu no processo. Stephen Espinoza, por sua vez, não respondeu a um pedido de comentário sobre a ação judicial.

Em 2013, Mayweather assinou um contrato de 30 meses com a Showtime para a realização de seis combates, considerado na altura o mais lucrativo de sempre para um atleta individual. Durante a vigência deste acordo, defrontou Robert Guerrero, Canelo Alvarez, Marcos Maidana (duas vezes), Manny Pacquiao e Andre Berto. O pugilista lutou um total de oito vezes em eventos pay-per-view da Showtime, incluindo o mediático combate contra a estrela da UFC, Conor McGregor.

O confronto com Manny Pacquiao continua a ser o evento pay-per-view de maior receita na história, com mais de 4,4 milhões de compras e uma receita de 344 milhões de euros. Estima-se que Mayweather tenha ganho cerca de 210 milhões de dólares apenas nesse combate.

Na ação judicial, Mayweather acusa a Showtime e Espinoza de colaborarem para desviar os seus ganhos para contas controladas por Haymon, sem a devida transparência financeira. O pugilista alega ter sofrido «enormes prejuízos financeiros», estimando que faltam pelo menos 285 milhões de euros dos seus ganhos de carreira, que ascendem a cerca de mil milhões de euros.

Mayweather retirou-se do boxe profissional em 2017 com um registo invicto de 50-0, mas tem participado em vários combates de exibição desde então. Um combate de exibição com Mike Tyson foi anunciado em setembro para esta primavera, mas ainda não há data nem local definidos. Surgiram também notícias, na terça-feira, de que Mayweather poderia enfrentar a lenda do K-1, Mike Zambidis, a 27 de junho, na Grécia, mas este combate também não foi formalmente anunciado.