Mateus Fernandes (West Ham)
Mateus Fernandes (West Ham) - Foto: IMAGO

Mateus Fernandes elogia o ídolo Bruno: «É o melhor médio da Premier League e do mundo»

Médio formado no Sporting recordou ensinamentos da academia de Alcochete, explicou impacto de Daniel Bragança e defendeu a ambição de «fazer muito mais»

Mateus Fernandes analisou o percurso trilhado no futebol desde os primeiros passos em Olhão até à Premier League. O médio de 21 anos salientou as dificuldades sentidas na transição do Algarve para Alcochete, em 2016, em entrevista aos canais oficiais de comunicação do West Ham: «Os primeiros dois/três anos na Academia não foram fáceis porque era pequeno e não jogava muito tempo. Depois do Covid cresci, voltei mais farte e comecei a jogar. Realizei alguns treinos na equipa principal e o treinador colocou-me em campo.»

O médio formado no Sporting destacou os ensinamentos mais importantes das vivências em Alcochete. «Acho que ajudam os miúdos mais fora do campo do que dentro. Aprender a comer, a descansar, a limpar o teu quarto a ter tempo livre. Os treinadores são muito bons, mas o foco principal é fora de campo.»

«Na academia temos muitas fotos do Cristiano. É o maior jogador em Portugal e da academia também. Podemos ver a forma como ele trabalha, a mentalidade, queres ser como ele», frisou Mateus Fernandes, antes de enunciar os principais ídolos que manteve em Alcochete.

Mateus Fernandes saiu neste verão para o Southampton (Miguel Nunes)

O presente da equipa principal do Sporting quando Mateus Fernandes ainda eram o futuro deixaram marca no jovem médio: «Quando o Bruno estava a jogar no Sporting era um ídolo para toda a gente. O Bragança era alguém com quem tentava aprender. Foram os dois muito importantes para mim, têm muitas coisas que quero ter.»

Bruno Fernandes merece rasgados elogios do centro campista dos hammers: «O Bruno tinha a mentalidade. ele foi para Inglaterra e agora é o capitão do Manchester United. Para mim é o melhor médio da Premier League e do Mundo

«Posso fazer muito mais»

Mateus Fernandes tem encantado no Estádio Olímpico de Londres, mas ainda não está satisfeito: «Ainda há um longo caminho para percorrer, posso fazer muito mais, tenho de marcar mais golos. Preciso de aprender mais inglês para ajudar os meus colegas de equipa.»

A presença de Nuno Espírito Santo favoreceu o crescimento do centrocampista que já somou três golos e duas assistências esta época: «O Nuno ajudou-me muito. Quando falei com ele pela primeira vez, perguntou-me qual era a minha posição favorita.»