Martim Costa, carrasco da Alemanha, quer repetir Mundial: «Ganhando, ficamos bem!»
Portugal defronta a Alemanha esta quinta-feira, a partir das 14h30, no main round do Campeonato da Europa, na Dinamarca. Os germânicos são adversário de boas recordações, que os lusos derrotaram há praticamente um ano, nos quartos de final do Mundial, em Oslo, Noruega, com um golo de Martim Costa muito perto do final do prolongamento.
Os Heróis do Mar, que arrancam o grupo com dois pontos – que transportaram da primeira fase após a qualificação em primeiro lugar - pretendem repetir a história e começar esta fase da competição a vencer e ultrapassar o segundo classificado de um agrupamento que integra ainda França, Noruega e Espanha.
Contudo, o histórico não é favorável aos portugueses. Em sete jogos em competições oficiais disputados com a formação alemã, a equipa lusa venceu apenas dois.
Martim Costa que recentemente entrou no top-3 português de melhores marcadores de todas as edições do Europeu, recordou o golo à Alemanha que colocou Portugal nas meias finais do Mundial 2025.
«Foi um momento inesquecível da minha carreira, ter marcado o golo que deu a Portugal a primeira meia final de um Campeonato do Mundo foi histórico, ainda mais o jogo que foi, onde o prolongamento foi incrível. Mas a verdade é que agora isso também não conta para muito, estamos num jogo completamente diferente, numa competição completamente diferente, mas que obviamente queremos o mesmo resultado que tivemos no ano passado, e queremos muito ganhar mais dois pontos, contra um adversário extremamente complicado», declarou o lateral.
«Queremos muito ganhar este jogo. Sabemos, obviamente, que vai ser um jogo extremamente difícil. A Alemanha tem uma equipa forte, defende muito bem, tem um ataque com jogadores do mais alto nível, mas obviamente queremos chegar longe nesta competição e isso passa por tentar ganhar este jogo com a Alemanha, que ganhando coloca-nos numa posição muito favorável.», afirmou o jogador do Sporting.
«Acho terá que ter muito do que aconteceu no jogo com a Dinamarca, ter paciência no nosso ataque, procurar sempre a melhor solução possível. Temos que ter sempre boas oportunidades de remate, sem precipitações, se não sabemos que podemos sofrer muitos golos de contra-ataque, porque é uma equipa que corre muito. Temos que procurar sempre a melhor solução e, obviamente, acho que se trabalharmos o ataque como trabalhámos contra a Dinamarca e se tivermos essa paciência, estamos sempre mais perto de marcar mais golos que o adversário e ganhar o jogo», acrescentou Martim Costa.
Para o duelo com a Alemanha, Portugal não vai contar com o pivô Victor Iturriza, após suspensão por um jogo devido a amostragem de um cartão vermelho na partida frente à Dinamarca.
Após o jogo contra a Alemanha, seguem-se os embates com a campeã europeia em título França, no sábado, a Noruega, na segunda-feira, e a Espanha, no dia 28.