Marie-Louise Eta
Marie-Louise Eta

Marie-Louise Eta: «A princípio fiquei surpreendida com a chamada...»

Treinadora vai fazer história na Bundesliga ao liderar a equipa do Union Berlin

Marie-Louise Eta fez história no futebol europeu ao ser nomeada para a equipa técnica de um clube masculino da Bundesliga, um marco que está a gerar enorme expectativa. Numa sala de imprensa lotada em Berlim, a treinadora partilhou as suas primeiras impressões após a nomeação no fim de semana passado, preparando a estreia já para este sábado, frente ao Wolfsburgo.

A treinadora de 34 anos revelou que a chamada a apanhou de surpresa. «Não houve nada a pensar quando me ligaram. Estava em casa a preparar o jogo dos sub-19. No início, fiquei surpreendida, mas claro que fiquei feliz com a confiança depositada em mim e comecei imediatamente a trabalhar para perceber como nos poderíamos preparar melhor para o jogo contra o Wolfsburgo», explicou.

Não houve nada a pensar quando me ligaram. Estava em casa a preparar o jogo dos sub-19

Ainda sem ter conseguido assegurar a manutenção, o Union Berlim comunicou no sábado a saída do treinador principal Steffen Baumgart, e a promoção de Eta, que se preparava para assumir em breve a equipa feminina.

Apesar de compreender o debate público em torno da sua nomeação, Eta prefere focar-se no desporto. «Para mim, sempre se tratou de futebol, de trabalhar com pessoas, que é o que mais gosto. Estou contente com a confiança e com o jogo deste fim de semana. Sei que isto tem um impacto social significativo, mas agora só penso no adversário», afirmou.

Questionada sobre se se sente uma pioneira, Eta desvalorizou o seu papel, expressando o desejo de que, no futuro, a presença de mulheres em bancos de equipas masculinas deixe de ser notícia. «Não sou a primeira mulher no futebol. Houve treinadoras antes de mim, até na segunda divisão francesa [em 2014 Corinne Diacre tornou-se a primeira mulher a treinar uma equipa profissional masculina, assumindo cargo para o qual a portuguesa Helena Costa tinha sido inicialmente nomeada]. Entendo o interesse que desperta, mas seria ótimo que estas questões desaparecessem um dia. Todos queremos obter o melhor resultado possível, independentemente do género», sublinhou.

Entendo o interesse que desperta, mas seria ótimo que estas questões desaparecessem um dia

A treinadora abordou também a reação nas redes sociais, onde surgiram tanto mensagens de apoio como de ódio. «Sei que houve comentários de ódio, mas também muitos comentários positivos. É um problema comum nas redes sociais, onde as pessoas se expressam de forma anónima. Não se trata de mim, mas da situação em geral, e isso levanta-me muitas dúvidas. Diz muito mais sobre quem publica esses comentários do que sobre as pessoas afetadas», comentou.

Sei que houve comentários de ódio, mas também muitos comentários positivos. É um problema comum nas redes sociais

Recorde-se que Eta já fazia parte da estrutura técnica do clube e treinava a equipa de sub-19, tendo sido nomeada para guiar a equipa até final de época - faltam 5 jornadas. Para concluir, a treinadora manifestou o desejo de que a sua jornada «sirva de inspiração para as jovens».