Mariana Machado - Foto Federação Portuguesa de Atletismo

Mariana Machado fora da final do Mundial

Portuguesa foi última na segunda meia-final dos 5000 metros

Mariana Machado ficou no último lugar na segunda meia-final dos 5000 metros nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Com o tempo de 15.39,61 minutos, a atleta do SC Braga ficou muito longe do apuramento – foi 20.ª, passavam as oito primeiras – e cedo começou a descolar.

«Saio daqui extremamente insatisfeita, triste, desiludida. Foi uma época difícil, apesar de ter começado com o recorde nacional dos 10 quilómetros. E corri a menos de 15 minutos nos 5.000. Mas tive apendicite, passei junho sem treinar, estava muito em baixo de forma. Tentei ao máximo melhorar. Estou há dois meses fora de casa, fiz estágio de altitude para melhorar a forma, mas infelizmente o tempo foi escasso. Senti aqui muita falta de ritmo, nunca entrei na corrida», admitiu, à agência Lusa.

Na soma das duas meias-finais, Mariana Machado, de 24 anos, ficou com o 39.º e penúltimo tempo. Na estreia em Mundiais, no Oregon, em 2022, tinha sido 19.ª classificada; um ano depois, em Budapeste, foi 29.ª.

Antes da apendicite, em abril, Mariana Machado correu os 5000 metros em 14.53,91, na Liga Diamante de Xiamen.

«Não era o resultado que ambicionava nem aquele para o qual trabalho diariamente, mas o meu percurso não acaba aqui. Tenho muito trabalho pela frente e estou focada por continuar a trabalhar e sonhar com resultados melhores. Foi um dia não e quero esquecê-lo, mas saio com aprendizagens.»

Mariana Machado era a única atleta portuguesa em competição esta quinta-feira.

Na sexta entra em ação Pedro Pichardo, na final do triplo salto, a partir das 12h50.