María Corina Machado ofereceu medalha do Nobel a Trump

A líder da oposição venezuelana afirmou que o gesto visa reconhecer o «compromisso singular de Trump» com a liberdade da Venezuela

María Corina Machado ofereceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a medalha do prémio Nobel emoldurada, e com uma dedicatória. O momento aconteceu quinta-feira durante o encontro entre ambos na Casa Branca, menos de duas semanas depois dos EUA terem capturado o presidente Nicolás Maduro numa operação militar na Venezuela.

Trump afirmou que Machado lhe deu a medalha como reconhecimento pelo trabalho que tem feito. Numa publicação na sua rede social, Truth Social, Trump disse que «foi uma grande honra» conhecer Machado.

Machado, que recebeu o Nobel da Paz no ano passado, afirmou que o gesto sublinha aos laços históricos entre os Estados Unidos e a Venezuela.

O Instituto Nobel da Noruega já tinha esclarecido que María Corina Machado não podia doar o Nobel da Paz. «Uma vez anunciado, o Prémio Nobel da Paz não pode ser revogado, transferido ou partilhado com terceiros», afirmou o instituto num breve comunicado a 10 de janeiro.

Menção que foi agora reforçada nas redes sociais da conta X do Nobel.