Marcel Matz: «Toda a gente está motivada para vencer em casa do Sporting»
O Benfica prepara-se para uma dupla jornada fora de portas, com motivação máxima para dois desafios de elevada importância.
Esta sábado, os encarnados atravessam a segunda circular para enfrentar o Sporting no seu reduto e defenderem a liderança da Liga que está a dois pontos dos leões.
Depois do escaldante dérbi, a contar para a 14.ª jornada do Campeonato Nacional, os pupilos de Marcel Matz rumam ao reduto do Castêlo da Maia para disputar os oitavos de final da Taça de Portugal.
«Preparámos o final do ano [2025] cientes de que esta primeira semana do ano [2026] seria muito difícil, com três jogos: o jogo europeu na terça-feira, agora o Sporting e, no domingo, o Castêlo da Maia, fora, num jogo a eliminar para a Taça», explicou o treinador Marcel Matz, em declarações à BTV, admitindo o aperto do calendário.
Perante este cenário, para o técnico brasileiro é importante «controlar um pouco a quantidade e o volume de treino, para deixar toda a gente com apetite para jogar cada jogo».
O primeiro obstáculo, porém, é o jogo em Alvalade, um encontro que dispensa apresentações e rivalidades. «É um dérbi, portanto toda a gente estará muito motivada para tentar conquistar uma vitória em casa do Sporting», sublinhou o técnico das águias.
«Na Supertaça, melhorámos o nosso jogo e estivemos perto de vencer o quarto set e forçar um desempate. Não aconteceu, o Sporting foi superior no final e venceu. O jogo em nossa casa foi um pouco atípico, talvez por falta de confiança. Acredito que a equipa está agora mais rodada, mais madura e com mais informação sobre o adversário. Espero, por isso, um jogo melhor nos aspetos que controlamos», sustentou.
Apesar da proximidade do jogo da Taça de Portugal, o foco está totalmente no dérbi. «Não gosto de antecipar jogos, mas sei que a nossa equipa técnica, como o Daniel [Moreira], o nosso estatístico, já tem tudo preparado. Eu prefiro focar a minha cabeça apenas no próximo jogo», afirmou Matz.
Ainda assim, o treinador não esconde a preocupação com o embate de domingo. «Vamos jogar no sábado, viajar para o norte e ter um jogo a eliminar no domingo. Preocupa-me bastante o jogo no pavilhão do Castêlo da Maia, que é sempre um adversário difícil, especialmente em casa», argumentou.
«O Castêlo da Maia também tem um jogo importante no sábado, um duelo direto pela oitava vaga. Por isso, creio que ambas as equipas chegarão motivadas, mas também com o desgaste de um jogo no dia anterior. Essa é a realidade para os dois lados», concluiu, reforçando a estratégia: «É jogo a jogo. Primeiro, fazer um bom jogo no sábado, melhor do que nos outros dérbis desta época, e depois, sim, dar tudo o que tivermos no domingo.»