Diaby Aboudramane
Diaby Aboudramane

Mais um que se perdeu: promessa da Roma condenada a nove anos de prisão por rapto

Jovem Diaby Aboudraman esteve envolvido no sequestro de Danilo Valeri por dívida de 10 mil euros e também foi apanhado na posse de drogas

Apelidado de Balotelli nos tempos em que despontava na formação do futebol italiano, Diaby Aboudramane viu a sua carreira desportiva ruir em definitivo. A condenação a nove anos de prisão tornou-se agora final para o antigo jogador dos sub-17 da Roma e dos juniores do Verona, na sequência do seu envolvimento no rapto de Danilo Valeri, ocorrido num restaurante de sushi em Ponte Milvio, na capital, motivado por uma alegada dívida de droga de 10 mil euros.

O caso remonta à madrugada de 23 de dezembro de 2022. Na altura com 19 anos, Diaby agarrou a vítima pelo pescoço à saída do estabelecimento e levou-a com a ajuda do cúmplice Jiménez Osvaldo González Isaac — este último condenado a cinco anos de prisão. Perante a tentativa de intervenção de amigos de Valeri, foi proferida a justificação perante as testemunhas: «Ele tem de nos dar o dinheiro!» A jovem Chanel Totti, filha da lenda giallorossa Francesco Totti, também se encontrava no local por motivos totalmente alheios aos acontecimentos.

A vítima, filho de Il Sorcio — indivíduo apontado como um dos líderes do narcotráfico em San Basilio —, foi libertada menos de 12 horas depois sem necessidade de pagamento de resgate, fruto de contactos estabelecidos pela própria família. Embora Valeri nunca tenha apresentado queixa e tenha alegado às autoridades que tinha simplesmente acordado «num táxi, sem dinheiro e sem identificação», as imagens de videovigilância, escutas telefónicas e testemunhos ditaram a acusação e respetiva condenação.

O percurso criminal de Diaby já vinha a afastar o jovem defesa dos relvados. Natural do bairro de Casilino, em Roma, o atleta atuava como lateral e defesa-central, tendo integrado o negócio da transferência de Kumbulla para a Roma no verão de 2021, rumando ao Verona juntamente com Cetin e Cancellieri. Mais tarde, somou apenas 135 minutos pela Imolese, clube pelo qual cumpriu a estreia profissional diante do Siena (derrota por 0-4), no Grupo B da Serie C.

Antes do episódio do rapto, o antigo futebolista já tinha acumulado problemas com a justiça. Em março de 2022, uma busca domiciliária encontrou dois quilos e meio de haxixe na sua residência, ocasião em que a sua irmã mais nova foi surpreendida a atirar embalagens de estupefacientes pela janela. Posteriormente, Diaby foi intercetado num carro alugado com 160 gramas de haxixe, duas gramas de cocaína e 60 mil euros em numerário, tentando ainda bloquear os seus telemóveis perante as forças policiais. As decisões judiciais apontaram para uma integração estável no mercado do tráfico de droga, culminando agora na sentença definitiva que põe termo a qualquer ambição desportiva.

Próximo artigo

A iniciar sessão com Google...