Polícia Judiciária
Polícia Judiciária

Mais de 30 detidos: grupo neonazi 1143 alvo de megaoperação da PJ por crimes de ódio

Mário Machado, conhecido neonazi que está a cumprir pena por crimes de mesma natureza, é considerado o líder do grupo. Elementos da Juventude Leonina e Super Dragões, claques de Sporting e FC Porto, respetivamente, entre os visados

A Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária tem em curso uma megaoperação para desmantelar uma associação criminosa de extrema-direita relacionada com atos de discriminação e incitamento ao ódio contra imigrantes de países islâmicos. De acordo com a CNN Portugal, estão previstas mais de 30 detenções.  

Mário Machado, conhecido neonazi que está a cumprir pena por crimes de mesma natureza, é considerado o líder deste grupo e passa instruções a partir da cadeia.   

A investigação da PJ, em articulação com o DIAP de Lisboa, incide sobre a difusão de mensagens e outros conteúdos xenófobos e racistas nas redes sociais, que acabam em ações violentas na rua. Exemplos disso são as agressões a alguns imigrantes no 25 de Abril e na estação de serviço de Aveiras, no feriado de 5 de outubro.

O Correio da Manhã acrescenta que, entre os detidos, há elementos ligados ao Grupo 1143 e também à Juventude Leonina, claque do Sporting. Alguns dos visados terão também ligação aos Super Dragões, claque do FC Porto, incluindo Hugo Carneiro, conhecido por Polaco, número dois do grupo. 

Os detidos estão a ser encaminhados para Lisboa pela PJ e pelo Departamento de Investigação e Ação Penal. Neste momento, decorrem cerca de 50 buscas em vários pontos do país. A operação começou às 7 horas e está a ser levada a cabo pela unidade de combate ao terrorismo da PJ.