Lusitanos entram em falso na Super Cup

Estreia com derrota na ronda inaugural da prova europeia. Tel Aviv Heat ganha no Jamor por 33-21. Novo selecionador satisfeito.

Os Lusitanos, franquia da Federação Portuguesa de Râguebi, foram derrotados pelos Tel Aviv Heat por 21-33, na jornada inaugural da RE Super Cup 2023. 

A equipa portuguesa não aguentou a vantagem de 15 pontos (20-5) alcançada nos instantes iniciais do 2.º tempo e viu os israelitas darem a volta ao marcador em apenas 20 minutos, terminarem com ponto de bónus ofensivo (5 pontos) e assumirem a liderança do Grupo A, a par dos Black Lions (Geórgia), vencedores do confronto com os Castilla y Leon Iberians por 39-19. 

Fotografia Luis Cabelo

No arranque da competição europeia, no CAR do Jamor, da Rugby Europe, aberta a formações profissionais e franquias de oito nações emergentes, que também marcou a estreia de Sebástian Bertrank como selecionador nacional e timoneiro dos Lusitanos, o XV inicial português, capitaneado por Tomás Appleton, com nove elementos que estiveram no Mundial, chegou a transportar o imaginário do pouco público presente nas bancadas até aos bons momentos dos lobos no França 2023.

Perante uma equipa 100 por cento profissional, composta por jogadores de várias geografias - África do Sul, Namíbia, Fiji e israelitas (Omer Levinson) -, os Lusitanos chegaram à vantagem de 13-0 em 13 minutos através da penalidade de Jorge Abecassis e ensaio de Cardoso Pinto convertido por Abecassis, médio abertura português. 

Fotografia Luis Cabelo

Numa 1.ª parte de quase total domínio português e poucas incursões israelitas à área dos 22, o XV luso não conseguiu tirar partido de uma vantagem numérica e sofreu, já em igualdade, um ensaio que estabeleceu o resultado ao intervalo em 13-5. 

No regresso dos balneários, já com o estreante Alex dos Santos, lusodescendente vindo da Pro 2 (2.ª Divisão francesa), esperou-se que a vantagem alcançada com um segundo ensaio convertido (20-5) ajudasse a selar a vitória contra uma equipa contra a qual haviam perdido no ano passado nas meias-finais da então 2.ª edição da Super Cup, os Tel Aviv Heat começaram, aos poucos, a encurtar distâncias e viraram o marcador (20-24) com dois toques de meta. Um deles convertido. 

Francisco Menéres ainda alimentou esperanças nacionais numa penalidade, mas acabou por ser o conjunto israelita a aumentar a vantagem com um ensaio convertido na bola de jogo.   

Na próxima jornada, dia 11, os Lusitanos recebem, novamente no CAR Jamor, os Black Lions, equipa profissional que alimenta a seleção georgiana.

Fotografia Luis Cabelo

Bartrank: «Globalmente estou surpreendido»

No final da partida, em conversa com A BOLA, Sébastien Bertrank disse ter ficado «bastante surpreendido com a bela prestação e reação» dos Lusitanos perante uma «equipa profissional aguerrida», relembrou. «Globalmente estou surpreendido, estou agradavelmente surpreendido. Fizemos um bom jogo», realçou.