Portugal desceu da Liga A da Liga das Nações feminina - Foto: Federação Portuguesa de Futebol
Portugal desceu da Liga A da Liga das Nações feminina - Foto: Federação Portuguesa de Futebol

Liga das Nações: Portugal já conhece as adversárias

Sorteio realizado nesta terça-feira ditou o caminho das Navegadoras

A Seleção feminina de Portugal ficou a conhecer nesta terça-feira as adversárias na Liga das Nações. A equipa lusa, que integra a Liga B, foi sorteada no grupo B3, juntamente com Finlândia, Eslováquia e Letónia.

Presente no sorteio, o selecionador Francisco Neto considerou o grupo equilibrado e apontou aquele que considera o adversário mais complicado.

«É um grupo competitivo, com a Finlândia como a equipa que se apresenta mais próxima de nós, no que diz respeito aos desempenhos. É uma equipa que competiu no Campeonato da Europa, tal como nós, e fez um grande Campeonato da Europa, sendo eliminada aos 90+3 minutos pela Suíça no último jogo. Por isso, é uma equipa sempre muito competitiva», considera.

Ainda assim, Neto pede respeito também pelos dois outros adversários. «Temos dois jogos também difíceis [Eslováquia e Letónia], especialmente nas deslocações, pelo clima, pelas condições dos terrenos. São equipas que também estão a crescer, e com as quais teremos mais uma vez de estar ao nosso melhor nível, porque a competição internacional está cada vez mais difícil e os erros pagam-se caro. Teremos de estar sempre muito focados e muito concentrados nestas jornadas», antevê.

O selecionador nota que o objetivo de Portugal passa por conseguir um bom posicionamento no grupo, de olho no play-off que poderá dar acesso ao Campeonato do Mundo, que se disputa no Brasil em 2027.

Os primeiros classificados de cada um dos grupos da Liga B defrontam os terceiros classificados dessa liga num primeiro play-off, enquanto os segundos classificados jogam frente aos quarto classificados da Liga A.

Os vencedores da segunda ronda dos play-offs ocuparão as sete vagas finais de acesso direto ao Mundial, sendo que a última vaga será disputada no play-off intercontinental da FIFA.