Kika Nazareth: «É impressionante o que esta equipa fez»
Kika Nazareth não conseguia parar de sorrir no rescaldo de um triunfo que teve tanto de épico como histórico nos Estados Unidos. A criativa destacou as condicionantes na preparação lusa, que, ainda assim, não influenciaram o resultado final: «É motivo de orgulho, é impressionante o que a equipa fez tendo em conta tudo o que aconteceu: a viagem cancelada, o jetlag, treinar um dia.»
A viagem para os Estados Unidos no dia anterior à partida não demoveu as comandadas de Francisco Neto, que venceram pela primeira vez o gigante do futebol feminino, no 13.º encontro entre as duas equipas. Kika Nazareth rejubilava: « Ainda que seja um jogo amigável, ainda que não sirva para nada é impressionante. É motivo para festejar, celebrar e sair deste jogo com um grande sorriso,»
«O futebol é um bocadinho isto, não deixamos de ser a mesma equipa, continuamos a ser os mesmos, há momentos menos bons, mas não somos uma equipa que entra a dar o jogo por perdido», frisou a criativa do Barcelona, aliviada após Portugal ter colocado um ponto final numa série de oito jogos sem vencer.
A alegria da primeira autora da história
Diana Gomes foi a autora do primeiro golo português de sempre contra os Estados Unidos. A defesa central do Benfica salientou o mérito e o sofrimento coletivo: «é uma alegria imensa, o golo tem o meu nome, mas é de toda a equipa. Sofremos o golo muito cedo, sabíamos que em qualquer desconcentração, iam-nos matar, sofremos, continuámos e felizmente conseguimos dar a volta.»