Feirense venceu em Portimão. -Foto: Liga Portugal
Feirense venceu em Portimão. -Foto: Liga Portugal

Liga 2: Feirense aproveitou erro do Portimonense para vencer no Algarve (crónica)

Fogaceiros conquistaram os três pontos, ao aproveitar um desacerto a dobrar dos algarvios, no lance do golo solitário de Gui Meira

O Feirense triunfou (1-0) em Portimão, em jogo da 19.ª jornada da Liga 2.  Na maioria do tempo o jogo foi equilibrado e com poucas oportunidades, com Gui Meira (78’) a desmentir esse facto ao aproveitar dois erros dos algarvios na mesma jogada. Foi a terceira vitória consecutiva fora de casa dos fogaceiros, que se aproximaram dos lugares de subida à Liga.

Aos 4 minutos Leandro Antunes isolou-se, valendo aos algarvios o guardião Maycon Cleiton. Contudo, o atacante estava em posição irregular, mas foi sintomático da melhor entrada dos fogaceiros, que em velocidade tentaram explorar as costas da defesa do Portimonense.

Emanuel Moreira (12’), de cabeça ao lado, e Tiago Ribeiro (16’), que tentou colocar em jeito, com a bola a passar muito perto do ângulo superior direito da baliza algarvia, foram oportunidades que registaram esse domínio inicial do Feirense, com o Portimonense, aos poucos, a subir no terreno.

Sinal dessa nova correlação de forças foi o remate traiçoeiro, mas também intencional à malha lateral de Ney Silva (12’), com o equilíbrio a prevalecer e a retirar também emoção junto das balizas e antes do intervalo apenas um remate rasteiro de Samuel Lobato (45’) levou perigo.

A arma utilizada pelo Feirense no começo, o ataque à profundidade, provocou a primeira situação de perigo após o descanso, contrariando 20 minutos amarrados. Com a mão, Meixedo lançou a velocidade de Tiago Ribeiro, que entrou na esquerda para rematar cruzado, com Maycon Cleiton a desviar para canto. Respondeu o Portimonense por Sarará (71’), atirando por cima depois na sequência de um lançamento de linha lateral.

Um duplo desacerto dos algarvios esteve na origem do golo dos visitantes. Primeiro foi Marlon Júnior a perder a bola em zona proibida, com Pedrinho, na sequência, a furar na direita e a adiantar a bola, Alexandre Abel confiou que ela saísse pela linha de fundo, mas foi surpreendido pela velocidade do brasileiro que a recolheu e endossou para Gui Meira (78’) finalizar, com o esférico a bater ainda nas costas de Sarará, antes de entrar.

Aos 88’ o Portimonense teve na cabeça de Xavier a possibilidade de evitar a derrota, quando na sequência de um livre de João Reis cabeceou solto na área, errando o alvo por muito pouco.