Lembra-se do concorrente espanhol que gritou Benfica? A BOLA encontrou-o
Há praticamente um ano, um vídeo de um participante no concurso de cultura geral ‘El Cazador’, da RTVE, tornou-se viral, quando no momento de revelada a pergunta: «Em que equipa Cristiano Ronaldo se estreou profissionalmente?», cujas opções de resposta eram Sporting, FC Porto e Benfica», o jovem, antes de responder, esticou o braço na direção do apresentador Rodrigo Vásquez e mostrou-lhe uma pulseira. Era do Benfica, e num ápice, ergueu os braços e começou a cantar: ‘Do Norte ao Sul! SLB, SLB, glorioso, SLB.»
A BOLA dá-lhe agora a conhecer o protagonista. Chama-se, Pedro Gutiérrez, mora em Salamanca, é técnico de transformadores elétricos e não só é apaixonado pelo Benfica como também por Lisboa.
Questionado sobre se sabe que o seu vídeo se tornou viral, ri-se, meio envergonhado, antes de responder: «Por foi. Recebi muitas chamadas e mensagens dos meus colegas, de Chaves, do Porto, de Lisboa, do Algarve. Foi engraçado, não ganhei o programa, estive quase a vencer, mas fiquei famoso por causa do Benfica [risos], cheguei a ser reconhecido na rua e até houve quem quisesse tirar uma fotografia comigo.»
Instado a revelar como se tornou um fervoroso adepto das águias não hesitou: «Fiz Erasmus em Lisboa, estudei Língua Portuguesa e História e o amor pelo Benfica nasceu porque quase todos os meus colegas eram do Benfica e comecei a ver os jogos e quando fui ao Estádio da Luz. Uau! Mesmo! Fui lá muitas vezes.»
Revelando de seguida outra faceta ligada ao futebol: «Sou árbitro em Espanha e durante o tempo que estive em Portugal fiz os testes necessários e apitei vários jogos do distrital da AF Lisboa, apitei jogos na Ericeira, Mafra, Lisboa, em muitos sítios. Agora, apito jogos dos escalões de formação.»
Devido a afazeres profissionais, Pedro Gutiérrez não estará amanhã, terça-feira, nas bancadas do Estádio Olímpico Lluís Companys, mais conhecido como Montjuic, mas mostra-se otimista: «Está difícil, mas sou uma pessoa muito positiva e acredito que o Benfica vai conseguir dar a volta à eliminatória. O Raphinha tem feito a diferença, o António Silva teve um deslize, mas acredito, sinceramente, que o Benfica pode ganhar.»
Gutiérrez mantém a ligação a Portugal, através da sua profissão: «Trabalho nos transformadores Gedelsa, fizemos o transformador para a maior montanha-russa de água da Europa que está de Portugal, no Algarve [em Loulé]. Além disso adoro Lisboa, sinto-me um autêntico alfacinha [risos].»
A finalizar quis deixar uma mensagem aos adeptos encarnados: «Carrega Benfica!»