Lakers triunfam no Utah, Oklahoma vinga-se
A madrugada desta segunda feira na NBA viu os Los Angeles Lakers garantirem a quarta vitória seguida, num final apertado frente aos Utah Jazz, enquanto os Oklahoma City Thunder reforçaram o seu estatuto de melhor equipa da Liga ao massacrarem os Portland Trail Blazers (que lhes impuseram a única derrota da temporada até agora), com Shai Gilgeous-Alexander em grande destaque.
A Este, o trio composto por Toronto Raptors, Atlanta Hawks e Cleveland Cavaliers saiu vencedor dos seus confrontos também.
Os Los Angeles Lakers somaram a quarta vitória consecutiva ao superarem os Utah Jazz por 108-106 em Salt Lake City, num jogo decidido nos instantes finais.
Luka Doncic foi a figura maior da partida, com uma exibição de gala: 33 pontos, 11 ressaltos, 8 assistências e 3 roubos de bola em 40 minutos. Também em destaque estiveram Austin Reaves, com um duplo-duplo (22 pontos e 10 ressaltos), e LeBron James, que contribuiu com 17 pontos, 8 assistências e 6 ressaltos.
Do lado dos Utah Jazz (que somam a terceira derrota seguida), Keyonte George marcou 27 pontos, enquanto Lauri Markkanen acrescentou 20 pontos e 7 ressaltos. No entanto, foram os Jazz a falhar nos momentos cruciais. Com 107-106 para os Lakers, Markkanen falhou um lançamento a 11 segundos do fim. Já na última jogada, com o resultado em 108-106, foi George a falhar um lançamento em cima da buzina, desperdiçando a oportunidade de roubar a vitória.
OKC imparáveis
Os Oklahoma City Thunder continuam a fazer história na presente temporada da NBA, alcançando a 17.ª vitória em 18 jogos ao derrotarem em casa os Portland Trail Blazers por 122-95. O triunfo, confortável, marcou a nona vitória consecutiva da equipa e serviu de desforra para a única derrota que tinham sofrido até ao momento – precisamente frente aos Blazers, a 6 de novembro, em Portland.
Os Thunder não deixaram dúvidas sobre a sua superioridade, dominando o jogo do início ao fim. O base Shai Gilgeous-Alexander esteve imparável, terminando o encontro com 37 pontos em apenas 30 minutos, demonstrando uma eficácia notável (11/15 em lançamentos de dois pontos, 2/3 em triplos e 9/9 em lances livres). O canadiano somou ainda 7 assistências, 5 ressaltos e 2 roubos de bola.
Com este resultado, os Thunder (17-1) mantêm o melhor registo da NBA e o percurso invicto em casa. De realçar ainda a contribuição vinda do banco de Ajay Mitchell, que marcou 20 pontos com uma eficácia perfeita de 8 em 8 nos lançamentos de campo.
Do lado dos Blazers (7-10), Jerami Grant foi o melhor marcador, com 21 pontos.
Hawks vencem no final contra os Hornets
Os Atlanta Hawks (11-7) superaram os Charlotte Hornets (4-13) por 113-110 em casa, somando a sétima vitória nos últimos nove jogos. Jalen Johnson foi a figura da noite, ficando à beira de um triplo-duplo com 28 pontos, 11 assistências e 8 ressaltos. O jogo foi decidido nos segundos finais. Com 112-110 no marcador, Nickeil Alexander-Walker roubou a bola ao rookie Kon Knueppel (que foi o melhor dos Hornets com 28 pontos) e marcou um lance livre crucial. O triplo de Miles Bridges ao soar da buzina não entrou, confirmando a sexta derrota seguida dos Hornets.
Mitchell decisivo na vitória dos Cavaliers
Donovan Mitchell foi o protagonista absoluto na vitória dos Cleveland Cavaliers (12-6) sobre os Los Angeles Clippers (5-12) por 120-105. Spida Mitchell marcou 37 pontos, sendo crucial para que os Cavs se distanciassem no marcador no final do terceiro período. Os Clippers, que tiveram em Ivica Zubac o seu melhor elemento (33 pontos e 18 ressaltos), chegaram a reduzir a desvantagem para apenas um ponto no terceiro quarto, mas Mitchell resolveu a partida.
Raptors com sétima vitória seguida
Os Toronto Raptors (12-5) celebraram a sétima vitória consecutiva e a 11.ª nos últimos 12 jogos ao vencerem os Brooklyn Nets (3-13) por 119-109. Scottie Barnes (17 pontos) e Ja'Kobe Walter (16 pontos, recorde pessoal na época) lideraram a equipa canadiana, que ocupa o segundo lugar na Conferência Este. O momento decisivo ocorreu no final, com Immanuel Quickley a responder a um empate a 104-104 com dois triplos, liderando um parcial de 10-0 que sentenciou o encontro.