Julian Alaphilippe falha Amstel e Fleche Wallonne

Julian Alaphilippe, com 30 anos e que corre pela Soudal-Quick Step, atravessa uma fase difícil da sua carreira que se reflete nos resultados conseguidos em 2023, que têm ficado longe do que a equipa esperava e das grandes exibições das últimos anos.

Com 17 dias de competição na presente temporada, Alaphilippe regista uma vitória na Faun-Ardéche Classic no final de fevereiro. A partir daí apagou-se e os resultados preocupam os dirigentes da equipa em especial Patrick Lefevere.

«Ele tem o salário de um líder e de provar que ainda o é», afirmou, no início da temporada, sendo certo que, juntamente com Remco Evenepoel, vai falhar Amstel Gold Race e Fleche Wallonne, encontrando-se em dúvida para a Liége-Bastogne-Liége, que venceu em 2018, 2019 e 2021.

«De momento não está pronto para competir, esperamos poder contar com ele na Liége-Bastogne-Liége. A sua experiência e maneira de correr por si só  é muito útil para a equipa», afirmou o diretor desportivo Tom Steels.

«Alaphilippe adoeceu depois do Tirreno - Adriático e tem tido um desempenho muito pior do que esperávamos. Se ele estiver bem em algum lugar será com Lefevere e não com qualquer outra equipa. No caso de pretender ir para uma equipa francesa, estaria tudo acabado», afirmou o dirigente da equipa belga.

«Sofri uma queda no Tour de Flandres, bati com o joelho no asfalto e não voltei a treinar desde o acidente no domingo. Não vou  competir até à Liége-Bastogne-Liége, se tudo correr bem estarei lá para ajudar Remco. De qualquer forma espero poder ajudar a equipa a encerrar esta primeira parte da temporada. Já estou a pensar na Volta à França», afirmou Alaphilippe.

O ciclista francês, campeão do mundo em 2020 e 2021, está a ser comparado com Peter Sagan e Greg Van Avermaet, que foram grandes estrelas nas clássicas, mas que se transferiram para equipas francesas, o primeiro para a TotalEnergies, o segundo para a AG2R-Citroen. A Soudal-Quick-Step confirmou para correr a Amstel Gold Race, Bagioli Cavagna, Devenyns, Schmid, Steimle, Syrveck e Van Tricht.