Jorge Martin vence corrida sprint, Marc Márquez assume erro na primeira curva (vídeos)
Jorge Martin (Ducati) venceu, este sábado, a corrida sprint do Grande Prémio da Austrália de MotoGP, e tem a liderança do campeonato do mundo mais consolidada nesta altura.
«Estou muito feliz. Não foi uma corrida fácil por causa do vento. De início tentei aumentar a vantagem. Quando vi que já tinha alguma distância, acalmei e geri», destacou o vencedor.
Another #TissotSprint masterclass from @88jorgemartin 🥇
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 19, 2024
He wins and extends his championship lead! 👏#AustralianGP 🇦🇺 pic.twitter.com/gzDhWEhmA3
O piloto espanhol fez um tempo de 19.13,301 minutos, seguido do compatriota Marc Márquez (Ducati), a 1,520 segundos, que teve de recuperar do oitavo lugar em que ficou após um erro competido logo na primeira curva.
🚦WE'RE SPRINTING DOWN UNDER! 🚦@88jorgemartin leads as @marcmarquez93 loses ground! #AustralianGP 🇦🇺 pic.twitter.com/ZH3pPRC0iO
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 19, 2024
«Cometi um erro na primeira curva. O Jorge travou forte para desligar o dispositivo de arranque, fui surpreendido e tive de sair mais largo. Vamos ver se amanhã conseguimos evitar o erro na primeira curva. O ritmo está lá e é semelhante ao do Jorge», afirmou Márquez.
A vantagem de Jorge Martin na liderança do mundial é agora maior, uma vez que o perseguidor Francesco Bagnaia (Ducati) ficou apenas em 4.º lugar nesta corrida sprint: Martin chegará então à corrida principal de domingo com 404 pontos e Bagnaia com 388, uma diferença de 16 quando estão 25 em jogo.
Esta corrida sprint ficou ainda marcada pela queda de Marc Bezzechi (Ducati) e de Maverick Viñales (Aprilia), a duas voltas do fim.
A luckless incident late on 💥
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 19, 2024
Thankfully, Maverick has been declared fit and Bez has no fractures but he has gone to the hospital in Melbourne for a full check up
The incident is also still under investigation by the Stewards #AustralianGP 🇦🇺 pic.twitter.com/6z8hsHSmTu
Os dois pilotos foram observados no centro médico do circuito: Viñales teve alta, enquanto Bezzechi, apesar de não terem sido detetadas fraturas, foi encaminhado para um hospital em Melbourne para fazer mais exames.
Esta foi a terceira corrida que Miguel Oliveira falhou devido a lesão, mas mantém-se no 14.º lugar do campeonato, com 71 pontos.