Gustavo Marques
Gustavo Marques

Jogador do Benfica incendeia Brasil com comentário machista contra árbitra

«A Federação não devia nomear uma mulher para jogos desta dimensão», disse jogador Gustavo Marques, emprestado pelo Benfica ao Bragantino

Gustavo Marques, defesa do Benfica emprestado ao Bragantino, proferiu comentários de cariz machista sobre a árbitra Daiane Muniz após a eliminação da sua equipa do Campeonato Paulista, este sábado, frente ao São Paulo. O jogador, que marcou o único golo do Bragantino na derrota por 1-2, criticou a Federação Paulista de Futebol pela nomeação. O central chegou a Portugal em 2022 para jogar por empréstimo no Torreense, e foi comprado pelos encarnados ao Atlético Mineiro no verão de 2024 e representou sempre a equipa B - a exceção é um jogo da 15.ª jornada da época 2023/24, em que atuou 2 minutos frente ao Famalicão, sendo os encarnados então treinados por Roger Schimdt. Está emprestado ao Bragantino até ao verão.

Após o apito final, que ditou a primeira derrota e consequente afastamento da equipa da competição, Gustavo Marques afirmou que a árbitra «acabou com o jogo» da sua equipa. A principal queixa dos jogadores do Bragantino prendeu-se com um alegado penálti sobre Juninho Capixaba nos minutos finais, que não foi assinalado.

«Era o nosso sonho chegar à semifinal ou até à final, mas ela acabou com o nosso jogo. Acho que a Federação Paulista tem de olhar para os jogos desta dimensão e não nomear uma mulher. Não adianta a gente jogar contra São Paulo, Palmeiras, Corinthians e eles colocarem uma mulher para apitar um jogo destes. Ela não foi honesta. Todo o respeito às mulheres do mundo, sou casado, tenho a minha mãe, peço desculpa se estou a dizer algo contra as mulheres», declarou o defesa.

Federação Paulista reage com «indignação e revolta»

A Federação Paulista de Futebol (FPF) emitiu um comunicado oficial condenando veementemente as declarações do atleta, classificando-as como «primitivas, machistas, preconceituosas e misóginas».

«É com profunda indignação e revolta que a Federação Paulista de Futebol recebeu a entrevista do atleta Gustavo Marques», pode ler-se na nota, que considera «absolutamente estarrecedor que um atleta, em qualquer circunstância, questione a capacidade de um árbitro com base no seu género».

A Federação manifestou orgulho em contar com 36 árbitras e assistentes no seu quadro, elogiando a qualidade técnica e o caráter de Daiane Muniz.

Eliminado do Campeonato Paulista, o Bragantino volta a competir na próxima quarta-feira, dia 25, defrontando o Athletico-PR para o Campeonato Brasileiro.