João Almeida e mais nove: os nomeados para melhor ciclista do mundo
A revista Veló Magazine divulgou esta quarta-feira os finalistas aos prémios individuais da temporada de ciclismo, que agora termina.
Nos nomeados ao Vélo d'Or masculino, de melhor ciclista do ano, está João Almeida: o português da UAE foi um dos destaques da época, com o segundo lugar na Vuelta e três corridas de uma semana ganhas: Volta ao País Basco, Volta à Romandia e Volta à Suíça.
Tadej Pogacar, colega de Almeida na UAE, é o principal favorito a vencer a distinção, depois de mais um ano em que venceu o Tour, sagrou-se campeão do Mundo e da Europa e venceu três Monumentos: Volta à Flandres, Liège-Bastogne-Liège e Volta à Lombardia. O esloveno, de resto, foi o vencedor em 2024.
No masculino, estão ainda nomeados Isaac Del Toro, Remco Evenepoel, Ben Healy, Tim Merlier, Mads Pedersen, Mathieu Van der Poel, Jonas Vingegaard e Simon Yates.
Na categoria feminina, Pauline Ferrand-Prévôt é a grande favorita a suceder a Lotte Kopecky, depois de um ano em que venceu a Volta a França e o Paris-Roubaix. Concorrem ainda ao prémio Mischa Bredewold, Pauline Ferrand-Prévôt, Kimberley Le Court, Puck Pieterse, Elisa Longo Borghini, Katarzyna Niewadoma, Marlen Reusser, Demi Vollering, Marianne Vos e Lorena Wiebes.
Além dos prémios Vélo d'Or, a cerimónia de 5 de dezembro incluiu ainda a entrega de outras distinções, como os troféus Eddy Merckx (para os melhores classicómanos do ano, masculino e feminino) e o troféu de paraciclismo (para o melhor atleta francês da modalidade).
Voici tous les finalistes du Vélo d'Or 2025 !
— L'Équipe (@lequipe) October 22, 2025
➡️ https://t.co/ACgQCfwdcm #velodor pic.twitter.com/gWjY2xYFfR
Artigos Relacionados: