João Almeida sobe ao top-5 do ranking mundial
João Almeida ascendeu ao quinto do ranking mundial da União Ciclista Internacional (UCI), alcançando o topo da elite, após a atualização da lista dos melhores do ano da entidade mundial que superintende o ciclismo, esta terça-feira. Devido aos pontos somados na Volta a Espanha, em que foi segundo classificado na geral e vencedor de uma etapa, entre as conquistas na prova que lhe valeram um maior pecúlio, o corredor português galgou oito posições desde a última revisão do ranking, imediatamente a seguir ao Tour de França, em finais de julho.
O ciclista da UAE Emirates soma 4334,07 pontos e só tem dois concorrentes a intermediá-lo com o líder incontestável, Tadej Pogacar (UAE Emirates), com quase o dobro dos pontos (11.235) do segundo classificado Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike; com 5904.14), recente vencedor da Vuelta e de três etapas na corrida espanhola, que lhe permitiu ascender seis posições.
Entre estes, considerados os extraterrestres da modalidade, à frente de João Almeida apenas o dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek), que manteve o quarto posto (5287.45) após duas vitórias em etapa na Vuelta, a que juntou a classificação por pontos (camisola verde), e o neerlandês Mathieu Van der Poel (Alpecin-Decuninck), descendo dois lugares após um final de verão mais discreto (4661) e ausência na terceira grande Volta da temporada.
Na peugada do português, de 27 anos, o seu jovem companheiro de equipa mexicano Isaac del Toro, que apesar de não ter participado na Vuelta beneficia da farta colheita em corridas italianas de um dia (quatro vitórias) nas últimas duas semanas para se consolidar na 6.ª posição (4194).
Outras figuras da Volta a Espanha 2025 também subiram na hierarquia após os seus bons desempenhos: o terceiro classificado da geral Tom Pidcock (8.º, subindo 16 posições), o velocista belga Jasper Philipsen, vencedor de duas etapas (12.º, subindo 17), o espanhol Juan Ayuso, ganhador de duas etapas (16.º, subindo 15), o austríaco Felix Gall (22º, +15), o australiano Jay Vine, que se impôs em duas etapas (30.º, +20), o italiano Giulio Pellizzari, vencedor de uma etapa e quinto na geral (38º, +43), o australiano Jai Hindley, terceiro na geral, (42.º, +127) e Matthew Riccitello, quarto, (77.º, +124) deram saltos significativos no ranking UCI.
Por outro lado, entre as quedas mais acentuadas estão o belga Wout van Aert, que sai do top-10 (11.º, desdecendo 7 posições), o australiano Ben O'Connor (33º, -24), o espanhol Enric Mas (35.º, -23), o equatoriano Richard Carapaz (37.º, -22) e principalmente o esloveno Primoz Roglic, que cai do 5.º para modesto 39.º lugar.
No ranking UCI de equipas, a UAE Emirates lidera (22.849) destacada, à frente da Visma-Lease a Bike (21.189) e da Lidl-Trek (18.108).