Butler magoou-se durante o 3.º quarto e teve de ser ajudado para sair de do court a andar Fotografia Imago

Jimmy Butler sofre grave lesão e só volta para o ano

Extremo/base dos Warriors lesionou-se no joelho contra a antiga equipa e terá de ser operado. O regresso à competição poderá levar cerca de um ano e na próxima época termina o contrato com os californianos, onde havia rumores que desejava voltar a ser trocado

Se os Warriors pretendem chegar longe no play-off para continuar a aproveitar, e respeitar, a qualidade de Stephen Curry, as suas ambições sofreram abalo sísmico. Os californianos, atualmente 8.º no Oeste (25 v-19 d) podem ter ganho o embate contra os Heat por 135-112, mas perderam muito mais do que isso. Perderam Jimmy Butler para o resto da temporada.

O extremo/base de Golden State, de 36 anos, sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior no joelho direito aos 7.41m do 3.º quarto no encontro frente aos Heat, a sua anterior equipa, e já esta terça-feira confirmou-se o pior receio. Uma ressonância magnética revelou a lesão e a necessidade de intervenção cirúrgica, o que deverá obrigar a um período de recuperação de cerca de um ano.

Transferido em fevereiro de 2025 para os Warriors depois de ter entrado em choque com a formação de Miami por não ter chegado a acordo quanto à renovação de contrato – troca que envolveu cinco equipas -, Jimmy ‘Buckets’, acabou por renovar com Golden State por duas épocas e 121 milhões de dólares (104 milhões de euros), o que o mantém sob contrato até 2026/27.

Neste momento Butler registava médias de 20,1 pontos, 5,6 ressaltos e 4,9 assistências por jogo, mas circulava o rumor que pretendia voltar a ser trocado – em 15 épocas passou também por Bulls, Wolves, 76’ers – antes do fecho do mercado, a 5 de fevereiro.

Antes de chegar a San Francisco, o seis vezes All-Star  tinha passado por um período turbulento em Miami que incluíram suspensões por parte da equipa e um pedido público de troca, numa saga que dominou o início da temporada passada e que só terminou quando foi trocado para os Warriors.

Agora, com a regular season a aproximar-se da fase decisiva, os Warriors enfrentam um dilema: como configurar o núcleo forte da equipa, até porque Jonathan Kuminga também pediu para sair, e manter viva a chama dos play-offs na difícil Conferência Oeste?

O lance fatal ocorreu quando Butler tentou cortar um passe no meio da área restritiva e chocou com o base dos Heat Davion Mitchell, com o joelho direito a ceder quando aterrou. Acabou por ficar deitado no chão a contorcer-se de dores, rodeado pelos colegas de equipa, e depois foi ajudado a sair do court.

Mas, segundo contou Stephen Curry, antes mesmo de se levantar e sair Butler ainda brincou com a situação. Aos árbitros disse que devia ter direito a lances livres porque sofrera uma falta.