Ivo Oliveira brilha e vence segunda etapa do Giro d’Abruzzo
O ciclista português Ivo Oliveira brilhou esta quarta-feira ao conquistar a vitória na segunda etapa do Giro d’Abruzzo, com chegada em Penne, nos Apeninos italianos.
Representando a equipa UAE Emirates, Oliveira atacou na fase decisiva da etapa e não deu hipótese aos adversários, confirmando uma das mais marcantes vitórias da sua carreira em provas por etapas.
TWO WINS IN TWO DAYS 🏆 #IlGirodAbruzzo
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) April 16, 2025
It’s a fourth career victory for @IvOliveira96, who took a flyer inside the final 1.5km and held off the chasing pack to win stage 2! 🇮🇹
Parabéns, Ivo! This is so, so deserved 🔥💪🏻 #WeAreUAE pic.twitter.com/aCiPc0J2jA
A tirada de 138 km, entre Tocco da Casauria e Penne, apresentou um percurso exigente, com duas subidas de primeira categoria. A chegada em rampa, com os últimos 3,6 km a 5,1% de inclinação média, foi o cenário ideal para o português lançar o seu ataque certeiro a 1,5 km da meta, depois de se manter estrategicamente colocado no grupo da frente.
A vitória de Ivo Oliveira foi construída com o apoio tático da sua equipa, com destaque para Alessandro Covi, que travou o grupo perseguidor, permitindo ao português ganhar vantagem e cortar a meta isolado.
UAE keeps on winning, this time it's Ivo Oliveira who wins the 2nd stage of Giro d'Abruzzo! #IlGirodAbruzzohttps://t.co/xzsIBiw83p pic.twitter.com/G1FH6FVc93
— Eemeli (@LosBrolin) April 16, 2025
Ivo Oliveira, de 28 anos, conquistou, assim, a primeira vitória numa etapa desde o título do campeonato português, em 2023, e subiu do 36.º para o 23.º lugar da geral, estando a 30 segundos do líder, o italiano Filippo Fiorelli (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè), que terminou em 2.º na etapa e assumiu a liderança da Classificação Geral, beneficiando dos segundos de bonificação. O pódio do dia ficou completo com Marco Brenner (Tudor), na 3.ª posição.